Sala on-line

Olá a todos, tudo bem?

Iniciei hoje, 22/03/2014, sábado, a abertura da minha sala pra treinamento em GT6 e algumas experiências já foram adquiridas. Já deu pra perceber que algumas coisas precisam ser ajustadas e previamente acertadas. Dentre os ajustes necessários está a configuração de rede do PS3. Os problemas de conexão do PS3 nas salas on-line já é conhecido e não é de hoje. Quem já não se deparou com a mensagem "incompatibilidade de rede", não é mesmo? Enfim, alguma solução precisamos encontrar para o problema.

Incompatibilidade de Rede

Quando abri minha sala, o Evandro conseguiu entrar, mas a Gilda não. Aparecia a mensagem dela entrando na sala mas em seguida ela saía. Só por isso acontecer eu já imaginava que ela estava se deparando com a incompatibilidade de rede. 

O Evandro é de Porto Alegre, a Gilda é de São Paulo, pode até não ter nada a ver, mas creio que pelo fato do Evandro estar próximo de mim já é um motivo pra não ter problemas de conexão. Já a Gilda, mais afastada, em outro estado, pode ser que isso tenha alguma interferência, não tenho como afirmar que isso é um dos motivos.

Minha rede estava configurada para o DNS do Google, 8.8.8.8 e 8.8.4.4, como a Gilda não conseguiu entrar na minha sala e eu, depois, também não consegui entrar na sala dela, fui buscar soluções para o problema. A primeira coisa que fiz foi procurar as informações no próprio GT6, ou seja, visitei o site pra ver se encontrava alguma coisa e achei. Já sei que as portas de comunicação do PS3 são essas:

TCP: 80, 443, 5223
UDP: 3478, 3479, 3658

Sabendo dessas portas, fui verificar meu roteador pra saber quais portas ele estava usando e programado pra aceitar. Todas estavam dentro da faixa então não precisei alterar nada.

Então fui verificar, também no roteador, qual o DNS usado na minha rede. Tenho o NetVirtua de 10Mbps e os servidores usados pela NET aqui em Pelotas são

DNS Primário: 189.7.144.15
DNS Secundário: 189.7.144.16

Fui então reconfigurar minha rede no PS3 utilizando a forma Manual pra definir os valores. DNS inseridos fui testar minha conexão e pra minha surpresa a diferença foi brutal. Antes, meus valores de download e de upload não passavam de 2,3Mbps e 768KBps respectivamente, mas agora com o novo DNS os valores subiram pra 9,78Mbps e 1,5Mbps, praticamente o total permitido pela minha banda de internet que é de 10Mbps pra download e de 2Mbps pra Upload. Só este fato já me deixou animado.

Fui novamente tentar entrar na sala da Gilda e não deu outra. Entrei sem problemas. Combinamos então que ela entraria na minha sala e também não deu outra, entrou sem problemas. Primeiro problema resolvido.

Mas, no entanto, ela não conseguia me ouvir. O problema é outro agora que ainda preciso ver como será resolvido. O mais importante já está acontecendo, não está dando a mensagem de incompatibilidade de rede.

Então se você deseja entrar na minha sala, tente entrar exatamente com a sua rede do modo como ela está configurada. Se conseguir entrar, não será preciso alterar a configuração. Mas se não conseguir entrar na minha sala, então faça também as alterações do DNS acima nas configurações de rede do seu PS3 e tente novamente, ou então descubra qual o DNS que o seu roteador utiliza e atribuir à tua rede do PS3 esses valores.

ID da Sala on-line

Estarei usando uma ID criada especificamente pra jogar GT6, que é

GT6Daniell

Se você já tem esta ID cadastrada é só entrar na sala. Se ainda não, faça o pedido de amigo que aceitarei tão logo ligue meu PS3. Tenho outras IDs, mas usarei somente esta para abrir a sala on-line.

Headset

Se você ainda não tem um Headset (fone ouvido com microfone), aconselho a adquirir um, porque isso facilitará nossa comunicação. Tentar explicar as coisas digitando com o controle é coisa pra "doido", não rende e ainda corres o risco de digitar algo que a PSN não aceita e mostrar tudo com "asteriscos". Então é perda de tempo conversar via mensagem na sala. Mesmo que você me escute, ficará complicado interagir comigo correndo e ao mesmo tempo digitando uma resposta. Somente eu falar e você somente escutar, é como dar um tiro no escuro, não saberei se você entendeu, se escutou direito, se a voz não saiu truncada, enfim, sem headset fica inviável o diálogo e a ajuda.

Se você tem condições de comprar um bom headset, sugiro que compre o da Sony, o 7.1, que é um excepcional headset, é o que eu tenho e foi um dos melhores investimento que já fiz para o PS3. Escuto com ele sons que somente com a TV eu não consigo identificar. Vale a pena mesmo comprar este headset. Se não tiver, ou não quiser, gastar tanto, então procure comprar o headset de ouvido também da Sony. O único inconveniente é que depois de algum tempo ele começa a machucar a orelha, fica dolorido de tanto tempo na orelha. Mas fora isso é muito bom também. Há outros modelos que não são da Sony mas também funcionam legal no PS3, só não tem a mesma qualidade e duração da bateria. Os que não são Sony, a bateria dura de 2 a 3 horas no máximo. Já o da Sony dura mais de 9 horas seguidas.

No headset 7.1, a bateria dura em torno de 6 horas, mas quando dá o sinal de recarga basta ligar o cabo USB e continuar usando sem interrupções. Depois que carregar, retira o cabo e continua ouvindo e falando, é extremamente prático e útil e ainda dá pra usar no PC e Mac. Eu paguei há alguns anos 159 pelo de ouvido e algum tempo atrás 325 pelo 7.1. Provavelmente você consiga por bem menos do que eu paguei.

Assistindo você correndo

Agora é possível ver você correr com as mesmas opções de visual que temos pra correr no modo carreira, ou seja, na frente do carro, no cockpit, em cima do capô ou atrás do carro. Antes era possível ver somente no modo Replay, demonstração, e não dava pra ver o que você estava fazendo em termos de aceleração e freada. Foi uma ótima mudança aplicada pela Polyphony nas salas on-line.

Então a dinâmica de ajuda é esta, você entra na pista e eu vou assistir você correr, entro no modo [frente do carro] e vejo o que você está fazendo e então vou dando as orientações que julgar necessário. Depois invertemos, eu entro na pista e você é que vai me assistir e ver como eu faço e depois invertemos de novo e então vais tentar fazer o mesmo e eu vou te orientando. 

Antes de entrar na sala

Compre alguns carros

Se você deseja treinar pra conseguir ouro nas licenças, precisará comprar os carros das licenças antes de entrar na sala e além de comprar, não fazer qualquer mudança nele. No máximo comprar o pneu da licença.

Então veja a licença na qual você quer treinar e compre o carro correspondente. Faça o mesmo para qualquer outro evento ou sazonal que deseja treinar, veja o carro e compre-o antes de entrar na sala.

Pratique essas técnicas

Antes mesmo de entrar na sala você precisa saber de algumas coisas. A primeira delas é saber acelerar e a segunda é saber frear. Pode parecer óbvio o que estou dizendo, mas não é. Se você não souber acelerar e frear no tempo certo e na dosagem certa, não conseguirá bons resultados nas voltas. Então leia as dicas abaixo, treine e depois então vamos conversar.

Acelerando

Lembro que quando iniciei minha aventura no Gran Turismo, o que eu mais fazia era acelerar e somente acelerar, quase não freava, ia no tranco mesmo e na força. Não me preocupava nem um pouco em fazer a coisa direito, queria somente era acelerar e ver o carro andar "de pau" e passar os outros. Na época jogava também Need for Speed e neste jogo o que vale é acelerar e fazer coisas impossíveis de serem feitas na vida real. Então como jogava os dois, eu acabava fazendo no GT o que fazia no NFS. É claro que não dava certo, mas também eu não esquentava a cabeça.

Mas depois no GT5 isso começou a mudar, comecei a ver o jogo de forma diferente e querer fazer diferente também, porque tem isso, quando não queremos fazer de forma diferente não tem ajuda que resolva. Então precisei primeiro querer fazer diferente pra depois então conseguir fazer diferente. Passei então a calibrar a mão, a me preocupar com acelerar no tempo certo e na hora certa.

Então se você é daqueles que senta o pé na aceleração e acha que somente isso basta, então eu não tenho muito o que fazer por ti, porque tudo o que eu tentar compartilhar contigo não dará certo.

Então pra início de conversa, terás de calibrar a mão para acelerar na dose certa. Eu particularmente uso o controle analógico da direita pra acelerar e frear, mas temos ainda a possibilidade de fazer isso com os botões [X] e [Quadrado] (que chamarei apenas de [Q]), ou ainda programar outros botões pra fazer isso como os botões [R2] pra acelerar e [L2] pra frear. Tudo é uma questão de gosto. Das três opções, creio que a mais difícil de achar a pressão certa no botão é com o [X] e o [Q]. A opção que melhor resultado dá é usando [R2] e [L2] porque tens a possibilidade de com as duas mãos controlar esses botões e isso te dá alguns milésimos de vantagem.

Mas como isso não é tão importante assim, ou seja, ganhar nos milésimos, vamos tentar uma dessas maneiras e ver a que melhor resolve o nosso problema.

Vou iniciar minhas dicas considerando o botão analógico direito, também conhecido por [R3]. Empurrando-o pra cima ele acelera e trazendo-o pra baixo ele frea. Então nunca conseguirei fazer as duas coisas junto, ao contrário dos botões [X] e [Q] que dá pra fazer isso e com os [R2] e [L2] também, por isso disse que se ganha alguns milésimos.

Então usando o analógico [R3], procure calibrar a mão pra acelerar, procure acelerar e não empurrar todo pra cima, apenas um pouco e veja até onde vai a barra indicativa de aceleração e vá graduando o quanto empurra pra cima e o quanto deixa de empurrar justamente pra veres até onde a barra vai. 

Depois de achar esta graduação, o ponto seguinte é manter esta aceleração, que entra então a calibragem da mão pra manter o carro acelerado no ponto certo. Então digamos que empurres o botão até chegar a 3/4 da barra, que representaria 75% de aceleração e pára de empurrar o botão pra manter a aceleração em 75%, ou seja, segurar o botão em determinada posição pra cima apenas pra manter em 75%. Tente fazer isso com 25%, 50% e 75%. Veja o quanto o botão tem que subir pra chegar a esses valores.

No momento em que calibrares a mão pra manter a aceleração nesses percentuais, mais da metade do caminho já estará andado, porque a aceleração vai ditar o ritmo do carro na entrada da curva, durante a curva e na saída dela. Se não conseguir calibrar a mão, dificilmente conseguirá fazer uma curva certa.

Dependendo da potência do carro, não vai fazer muita diferença eu acelerar 50% ou 100%, não terá muito efeito. Mas se o carro já tem uma quantidade de CV considerável, então fará diferença porque a roda vai patinar no 100%, principalmente nas primeiras marchas e já sabemos o que acontece quando a roda patina, na maioria das vezes o carro gira.

Não tem outro jeito senão treinar. Tem que treinar e treinar até conseguir manter a aceleração nesses percentuais. Não importa se fica um pouco a mais ou menos, o importante é ficar entre, aproximado. Este é o primeiro passo. Agora o segundo...

Freando

A mesma técnica para acelerar deve ser aplicada para frear. A mesma coisa, calibrar a mão pra frear na dose certa. Então da mesma maneira que estás treinando para acelerar, deves treinar para frear, somente que agora em vez de empurrar o botão pra cima, vais trazê-lo pra baixo e aplicar a mesma dosagem de pressão nele.

Procure acertar a frenagem em 25%, 50% e 75%. Quando conseguir calibrar a mão pra esses percentuais, você conseguirá frear na dose certa pra entrar na curva. Há curvas que nem é preciso frear pra fazê-la e outras que apenas um pegada no freio é o suficiente, e esta pegada traduz-se em 15% de freada ou menos.

A freada tem toda diferença independente da potência do carro, porque diz respeito a pressão aplicada no freio. Se pisar a 100% a roda vai travar e vai "cantar pneu" e o carro vai sair arrastando e talvez até de lado. Então não dá pra pisar fundo. Mas até isso varia dependente do tipo de pneus. Se for de corrida a freada é uma, mas se for esportivo é outra. Enfim, pra cada carro é de um jeito e pra cada pneu também. Compartilharemos experiência com todos esses pneus.

Guiando o carro

Já falamos sobre acelerar e frear. Agora vamos falar sobre guiar o carro, ou seja, virar pra um lado ou pra outro. Tenho uma amiga, que mora no Japão, e a um tempo atrás corri on-line com ela e percebi que o carro dela andava de um lado para o outro, em zigue zague. Perguntei a ela se usava as setas direcionais pra guiar o carro e pra minha surpresa ela respondeu que sim. Bem, se este também é o seu caso, saiba que está perdendo uns preciosos segundos só nesse vai e vem de um lado ao outro. 

Se você usa as setas direcionais esquerda e direita pra guiar o carro, esqueça, não vou conseguir ajudá-lo em nada. Mude para o botão analógico esquerdo, o [L3] pra guiar o carro, que é muito mais preciso e fácil de usar.

Paciência

Esta é a palavra-chave para o aprendizado. Precisa ter paciência porque nem tudo sai como desejamos. Precisa ter paciência pra tentar entrar na sala e se não conseguir, não perder a paciência. Se errar na volta, tenha calma e tente de novo, estou na sala pra ajudar, mas preciso que você mantenha o equilíbrio e não desista.

Aguardo você na minha sala.

Um grande abraço.

16 comentários:

  1. Daniel, boa tarde!

    Ainda não havia lido este poste quando lhe enviei um email comentando sobre o problema de som. Não deu outra, era meu o problema. O meu headset é exatamente o 7.1 da Sony que você recomenda. O problema foi que ele estava sem uso há algum tempo e a última vez que usei foi em outro PS3. Não sei se é necessário parear com outro PS3, eu não sabia. Achei que era só conectar no PS3 e estava pronto para uso.

    O fato é que precisei dar um reset no Wireless adaptor e parea-lo com o PS3 que estou usando. Esta parte está resolvida, ouço bem o ronco do motor e a música de fundo, só resta saber se preciso desligar no PS3, a função Stereo Headset Áudio Extention, pra ficar só com o Chat

    Quanto à forma de guiar o carro terei que começar do começo, pois uso volante e com controle sou um verdadeiro desastre. Vou treinar da forma que você explica acima pra ver o resultado.
    Estou pensando até em usar uma ID diferente da GilWina, pra isso.

    Valeu Daniel! Você nasceu mesmo pra ser Professor! Que beleza de explicações!

    Um grande abraço e uma boa semana.
    Gilda

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    1. Oi Gilda, tudo bem?

      Não precisas mudar de volante pra controle. Podemos ver com o volante também. Estou preparado para as duas situações. Ontem eu usei o controle mas sentado no cockpit justamente para o caso de precisar orientar com o volante. Então podes continuar jogando com o volante que quando eu for te ajudar eu também estarei usando o volante.

      Quanto ao Headset, achei estranho o que aconteceu contigo, porque quando eu quero usar o headset em outro PS3 eu apenas conecto o receptor USB e pronto, não precisos fazer mais nada. Tiro de um e instalo em outro e funciona perfeitamente e faço isso várias vezes. Na verdade, meu filho faz isso. Eu uso no meu PS3 e quando ele quer usar, retira do meu e instala no dele e fazemos apenas isso, mais nada, apenas retiramos e reinserimos.

      Mas fico contente que tenhas conseguido ativá-lo porque facilitará demais nosso diálogo na sala.

      Hoje tem jogo à tarde e vem uma turma aqui pra casa. Se à noite eu tiver um tempo eu entro e poderemos ver como ficou. Eu aviso pela PSN ou por e-mail. Será por volta das 21h.

      Grande abraço.

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  2. Daniel , boa noite , tenho o headset sony pulse 74.1 há 2 meses.....percebi que os demais jogadores do multiplayer não me ouvem....sempre reclamam que o volume é baixo....fui nas configurações do ps3 e vi que o volume fica travado em 3.....alguma sugestão?

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    1. Olá Klefernini, tudo bem?

      Vou passar minhas configurações, então verifica aí se estão iguais. Entra nas opções que descrevo abaixo:

      [Configurações] > [Configurações de Acessórios] > [Gerenciar de dispositivos áudio]
      Nível do microfone: 3
      Dispositivo de entrada: Wireless Stereo Headset
      Dispositivo de saída: Wireless Stereo Headset (mas esta opção nesta seção está em cinza)

      Nesta seção se falares ao microfone verás a barra superior ser preenchida conforme o volume do microfone.
      Tens dois botões de ajuste de som no Headset. Considerando que estás com ele na cabeça, tens um atrás da orelha e outro na frente da orelha. O de trás controle o volume do som que escutas, seja qual for o som e tem a graduação MÁXIMO e MÍNIMO. O da frente faz o equilíbrio do som entre o microfone e o som do PS3, então a escala vai de VOICE a SOUND. Geralmente esta graduação está no centro, 50% pra voice e 50% pra sound. Eu geralmente uso mais pra voice do que pra sound, ou seja quero escutar mais a conversa da sala do que os sons da corrida ou da música.

      Pelo que relatas, estou desconfiado que este teu ajuste está mais pra Sound do que pra Voice. Se eu estiver certo, então basta tu levares o ajuste pelo menos pro centro na graduação. Sugiro que leves um pouco mais pra voice do que no centro, assim escutarás melhor a conversa na sala.

      Nesta mesma seção observa que ao colocares a graduação toda pra sound não vais ouvir a tua voz falando ao microfone e se levares a graduação para voice começarás a ouvir a tua voz. Faz o teste e veja como fica.

      Ao falares pelo menos a barra em amarelo precisa ser preenchida. Fala em tom normal e veja o quanto tu precisas aumentar o tom da voz pra chegar a completar a fase amarela. Quando começar a aparecer pelo menos uma azul já estarás falando num tom bom.

      Pra usar na totalidade o Headset 7.1 a opção seguinte tem de estar ativada, que é:

      [Configurações] > [Configurações de Acessórios] > [Extensão de áudio do fone de ouvino sem fio estéreo] > [Ativado]
      Se estiver [Desativado] muda pra ativado.

      Nada mais precisa ser mexido no PS3 e Headset.

      Grande abraço.

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  3. Bom dia Daniel.

    achei otima ideia sua, de ajudar os amigos do GT6.

    vou comprar um headset, e assim que tiver, vou começar a pedir a sua ajuda, para tentar as licenças em ouro, nao falta muito.

    No item que vc falou de jogar com o analogico, eu aprendi jogando o forza 4, e quando voltei pro gt5 e gt6, já estava acostumado com o botao analogico.

    terei que treinar é a frenagem, que no gt6 nao tá das melhores.

    com certeza , vou conseguir , quem sabe, platinar o jogo.

    um gde abraço.

    Giovani

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    1. Oi Giovani, tudo bem?

      Será um prazer ajudar o amigo. Rumo à platina!

      Grande abraço.

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  4. Daniel,

    Mas como será o nome da sala?

    Abraço

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    1. Olá Marco, tudo bem?

      O nome da sala não necessariamente precisa existir ou ter sempre o mesmo nome porque vou abrir uma sala sempre com o critério [Somente Amigos], ou seja, pra veres a minha sala na lista das salas on-line precisas ter a minha ID cadastrada na tua lista de amigos, do contrário a sala nem aparece na lista.

      O nome que coloquei na sala no sábado foi [Treinando modo de correr no GT6], mas o nome não importa muito nesta hora porque o que vai valer mesmo pra achares a sala é se tens minha ID cadastrada na tua lista.

      A ID que estou usando pra abrir a sala é a GT6Daniell, porque nesta ID eu já fiz todos os eventos e conquistei todas as premiações e ainda tenho bastante créditos acumulados, então se precisar comprar algum carro ou peças não terei problemas em adquirir, principalmente para os sazonais.

      Pretendo abrir a sala no próximo sábado novamente. Durante a semana não tenho como fazer isso.

      Grande abraço.

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    2. Oi Daniel,

      Obrigado pela explicação.

      Solicitei hoje amizade para GT6Daniell, com o meu id: VernaccaM.

      Abraço,

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    3. Olá Marco, tudo bem?

      Não estou em casa agora, chego somente depois das 23:30. Se der ligo ainda hoje o PS3 pra aceitar o teu pedido, senão faço outra hora. Apenas não estranhe se ainda aparecer pedido pendente aí pra ti, é somente porque ainda não liguei meu PS3. Durante a semana é complicado pra mim no momento atual. Mas aceitarei o teu pedido e poderemos dialogar no sábado na sala on-line.

      Grande abraço

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  5. Daniel

    mandei o cvt para GT6daniell, se eu ficar em casa no sabado, vamos tentar.
    Vlw.

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    1. Oi Giovani, tudo bem?

      Assim que for possível eu aceito o teu pedido. Se der entro ainda hoje no PS3 pra aceitar, senão fica pra outra hora quando tiver mais tempo.

      Vi numa das tuas mensagens pelo Google Talk que já comprastes o headset e queres testar. Não te prometo hoje, mas assim que der fazemos um teste pra ver se está tudo ok por ai.

      Grande abraço.

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  6. Oi Daniel!

    Que pena!

    Quem sabe a conexão melhore e possamos continuar o projeto! Estou aguardando!
    Grande abraço

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  7. Gostaria de uma ajuda estou jogando no modo carreira 1.18 e obtive todas as estrelas e passei todas as provas para desbloqueia INTERNACIONAL A só que não desbloqueia não sei se e poque não ganhei todas os troféus das missões em primeiro lugar se alguém puder me ajuda estou com jogo parado pois não consigo

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    1. Olá George, tudo bem?

      Pra desbloquear a próxima etapa precisas fazer as licenças da etapa anterior e conseguir pelo menos bronze em todas elas. Pra liberar as licenças precisas ter 25 estrelas na etapa e em algumas delas depois das 25 estrelas ainda precisas fazer um campeonato para liberar as licenças.

      Se a Internacional A está bloqueada é porque ainda não fizestes as licenças da etapa anterior.

      O fato de não ganhares todos os ouros nas missões não implica em nada nas licenças. A regra é esta, precisas conquistar 25 estrelas na etapa e em algumas delas ainda fazer o campeonato e as licenças são liberadas. Somente depois de fazer as licenças da etapa atual é que a próxima é liberada.

      Grande abraço.

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