domingo, 16 de fevereiro de 2014

Evento Sazonal Supervolta do Mitsubishi Lancer Evolution

Olá a todos, tudo bem?

Meu tempo agora encurtou, minhas aulas recomeçaram, tenho turmas novas, alunos novos, saberes novos a serem compartilhados, novas aulas, novas preparações, enfim, rotina de professor, pelo menos a minha.

Não iria fazer o que estou prestes a fazer, publicar sobre os sazonais, porque depois de publicar um, parece que tenho obrigação de publicar outros. Mas já adianto que não pretendo fazer desta publicação uma rotina de outras publicações sobre os sazonais. 

Como me solicitaram ajuda para fazer o Evento Sazonal Supervolta do Mitsubishi Lancer Evolution e eu ainda não tinha visto que estava aberto desde o dia 13/02/2014, e é final de semana, então fui dar uma olhada pra ver como era.

Quem pediu ajuda relatou que não estava conseguindo nem o Bronze neste desafio, que é o tempo de 1:30,000, e que gostaria de saber de uma afinação para o carro, opções de direção e dicas de como fazer a corrida em si.

Quando li o comentário, lembrei da corrida na Missão de Corrida da Classe Super com o Lancer Evolution X Rally Car e de ter feito um tempo um pouco abaixo do tempo do Ouro e achava que era em torno de 1:10,000. Olhando depois o desafio vi que era 1:09,500. Mas lembrando do tempo com o X Rally e comparando com os 1:30,000 que estava sendo colocado, imaginei que não seria tão difícil assim fazer os 1:30,000, mesmo sendo um carro diferente.

Então entrei no Evento Sazonal Supervolta do Mitsubishi Lancer Evolution e observei os carros que poderiam participar. De cara pensei no Lancer Evolution GSR X Premium Package '07. Então fui olhar o que estavam usando pra fazer este sazonal e me deparei com o Lancer Evolution VIII RS '03.

Bem, vamos fazer com os dois então! Vamos às compras!

Abaixo, as imagens das configurações e afinações usadas por mim nos dois carros. Fiz instalação de peças de motor e ajustes nos valores padrão. Vejam os resultados.

Dualshock 3
Fiz as voltas usando o controle, haja vista que a maioria joga de controle e não de volante.

Lancer Evolution GSR Premium Package '07 (Folha C da Tabela)

Peças instaladas

1. Kit de Suspensão
2. Kit de Freio de Corrida
3. Transmissão Personalizável
4. Diferencial de deslizamento limitado (LSD)
5. Kit de Embreagem Tripla
6. Eixo de Transmissão de Carbono
7. Diferencial Central
8. Ajuste de Motor Estágio 1
9. Computador Esportivo
10. Redução de Peso Estágio 1

Configuração Final

480PP .:. 356CV .:. 1.490Kg .:. Distribuição de Peso: 55 : 45
Relação Peso/Potência: 4,18Kg/CV

Abaixo as imagens dos ajustes feito no carro retiradas da planilha que estou elaborando com os dados dos carros. Os valores estão representados na Folha (C) de cada item.


Configurações possíveis de Motor do X GSR '07

Ajuste da Suspensão do X GSR - Folha (C) da Tabela
Ajustes no Diferencial do X GSR - Folha (C) da Tabela
Ajustes na Transmissão do X GSR - Folha (C). Altere apenas a velocidade
Ajustes no Peso do X GSR - Folha (C). Acrescente peso e jogue na traseira

Lancer Evolution VIII RS '03 (Folha A da Tabela)

Peças Instaladas

1. Kit de Suspensão
2. Kit de Freio de Corrida
3. Transmissão Personalizável
4. Diferencial de deslizamento limitado (LSD)
5. Kit de Embreagem Tripla
6. Eixo de Transmissão de Carbono
7. Diferencial Central
8. Ajuste de Motor Estágio 1

Configuração Final

480PP .:. 328CV .:. 1.337Kg .:. Distribuição de Peso 60 : 40
Relação Peso/Potência: 4,07kg/CV

Abaixo as imagens dos ajustes feito no carro retiradas da planilha que estou elaborando com os dados dos carros. Os valores estão representados na Folha (A) de cada item.


Configurações possíveis no VIII RS
Ajuste da Suspensão do VIII RS - Folha (A) da Tabela
Ajustes no Diferencial do VIII RS - Folha (A) da Tabela
Ajustes na Transmissão do VIII RS - Folha (A) da Tabela
Ajuste no Peso do VIII RS - Folha (A) da Tabela. Acrescente peso e jogue na traseira

Se você desejar, pode baixar a planilha e ver em detalhes as informações dos carros e os ajustes feitos. 

Pra baixar a planilha, copie e cole o link abaixo na barra de endereços do seu navegador.

Link abaixo revisado e funcionando (02/07/2014 - 19h 18min)

https://www.dropbox.com/s/nw3v2kttrojin4y/Corridas%20GT6%20Estruturado.xlsx

Escolha a Guia [Consulta], depois escolha a Região, depois a Concessionária e depois o Carro. Precisa ser nesta ordem e somente escolha esses 3 itens. Feito isso, os dados do carro serão mostrados nas tabelas à direita.

Se você desejar fazer alguma alteração nos ajustes, não faça nesta Guia [Consulta], faça na Guia [Carros]. Localize na na Guia [Consulta] na Tabela [Indicadores de Pesquisa do Carro] no campo [Posição] o número da posição, coluna [TC] da Tabela do carro correspondente na Guia [Carros] e vá direto nesta posição pra alterar os dados do carro.

Vou dar um exemplo pra ficar mais fácil

Digamos que você deseja ver os dados do Lancer Evolution VIII RS '03. Então na Guia [Consulta], na célula [B4] escolha a Região do Carro, [Ásia-Pacífico]. Depois na célula abaixo, [B5], escolha a Concessionária do carro, [Mitsubishi]. Depois na célula abaixo, [B6], escolha o carro na lista de carros que aparecerão, role pra baixo se necessário a lista de carros pra achar o VIII RS '03.

Feito isso, os dados do carro aparecerão nas tabelas à direita destas escolhas. Se você desejar alterar os dados do carro, então olhe a célula [B14] onde você encontrará Coluna [TC]: 532 .:. Linha: 535. Estes são os números da posição do carro, ou seja, qual o número dele na Guia [Carros], sendo Coluna [TC]: 532, o número do carro na relação Total de Carros e Linha: 535, o número da linha na Guia, linha 535 da planilha, combinando os dois dados estamos falando da célula [A535]. Então escolha a Guia [Carros], desloque as linhas até encontrar na coluna [TC] o número [532] e, bingo!. Faça as alterações nesta Guia que automaticamente a Guia [Consulta], se ainda estiver com o VIII RS selecionado, será atualizada. 

O número da linha na qual está o carro será sempre 3 números mais, neste caso [532] + 3 = [535], linha da tabela na qual se encontram os dados do VIII RS '03.

Esses dois carros estão com as informações completas na Guia [Carros]

Algumas dicas

Opções de Direção
Direção Ativa: Desligado
Estabilidade: Desligado
Tração: Desligado
Força de Recuperação: Ligado
ABS: 1


Esta pista é de alta velocidade, considerando que é uma pista de neve, mas os carros andam, as curvas não são fechadas e ainda há uma reta com uma curva no final que dá pra fazer sem frear.

Então minha primeira dica é esta, pise fundo e não dê moleza. Todo o trajeto até o início da reta pode ser feito sem tirar o pé do acelerador, controlando apenas o carro nas curvas e pra conseguir fazer isso não gire muito a direção, gire pouco, o suficiente pra fazer as primeiras curvas. Você vai tirar um pouco o pé do acelerador somente na entrada da curva antes de grande reta, apenas pra enquadrar o carro pra pegar a tangente da curva e não bater no muro à esquerda. Depois que entrar na tangente da curva sente o pé de novo no acelerador e entre com tudo na reta e gire pouco a direção, apenas pra fazer a curva e manter a velocidade pra entrar rasgando na reta.

No final da reta tem a curva pra direita e o jogo indica ponto de parada. Não freia não! Vá um pouco pra esquerda, solte um pouco o acelerador e entra rasgando na curva, gire pouco também a direção. Na subida, nova indicação de freada. Que nada, ignore e acelere. Na próxima subida sim, tem uma curva pra direita e mais adiante outra pra esquerda e mais adiante outra pra direita. Nesta primeira freie contudo, solte o freio, vire a direção, deixe o carro fazer a curva e vá acelerando com tudo pra fazer esta curva. Se não acelerar forte o carro vai pra parede à esquerda. Então acelere pra forçar o carro a fazer a curva e retomar a velocidade, porque na próxima curva terá de frear novamente.

Na próxima curva, pra esquerda, não abra muito, faça meio que encostado à esquerda, mas não muito, senão bate e já era. Se abrir pra direita o carro vai no muro e já era.

Depois dessas curva tem outra curva pra direita e de subida e é aí que se perde um tempão se errar. Tem de entrar à esquerda pra fazer a curva pra direita e manter o carro acelerado a 50% pra não perder tração e velocidade. Tem de entrar um pouco com o carro reto nessa curva e não acelerar 100%, porque é de subida e a roda pode patinar e fazer o carro girar.

Depois dessa curva meu amigo, é pau e pau de novo, sem frear, achando a tangente da curva pra entrar rasgando na reta dos boxes.

Abaixo, meus tempos com os dois carros:

Lancer X GSR PP '07
1:19,715

Lancer VIII RS '03
1:17,103


Antes de encerrar esta publicação

Gostaria de lembrá-lo que:

O que serve pra mim, pode não servir pra ti.

A sugestão que dou de afinação pode dar resultado pra ti ou até mesmo piorar os teus tempo.

Não tem afinação que resolva se você não calibrar a mão para acelerar e frear na dose certa e no tempo certo.

Não ajusto os carros pra ficarem mais velozes, apenas pra ficarem mais controláveis, porque assim, eu erro menos, e errando menos, não perco tanto tempo.

Um grande abraço e boa sorte por ai.

4 comentários:

  1. Daniel tudo bem contigo?

    Daniel nesta prova eu tentei muito ate que mudei tudo e acabou dando certo para mim o que fiz foi reduzir o peso do carro o evolution VIII RS'03 ficou com :
    480 PP
    320CV
    1.287 kg
    56:44 distribuição do peso
    101 kilos de lastro
    posição do lastro 50%
    redução de peso estagio 1
    capo de carbono e
    redução de pesos das janelas.

    opções de direção ativa forte, controle de tração 1, asm desligado, abs desligado, força de recuperação derrapagem ligado.

    Deste jeito consegui controlar o carro e fazer o tempo de ouro.

    Valeu bom fds

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  2. Boa tarde Daniel, tudo blz? O link do Dropbox para download da planilha está desabilitado... poderia atualizar por favor? Abraços...

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    1. Olá Cesar, tudo bem?

      Muito obrigado por avisar. Já tinham me reclamado que não estava funcionando mas não tinha me dado conta que o Dropbox tinha desativado o link. Refiz o compartilhamento e agora está tudo OK. Mas se houver algum problema, avise-me que envio por e-mail.

      Grande abraço.

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