sábado, 1 de fevereiro de 2014

Créditos no GT6

Editado em 16/02/2014 às 23h 05min
Lista de carros completa
Novas Guias - BD Carros .:. Carros .:. Consulta


Nota 3

Olá a todos, tudo bem?

Inseri novas Guias na planilha referentes aos dados dos carros. A primeira Guia [BD Carros], que, como a Guia [BD], não deve ser alterada, porque é base de referência pra outras Guias. A segunda Guia é a [Carros] onde você encontrará todos os carros do GT6 listados na ordem que aparecem nas Concessionárias tomando como referência do menor PP ao maior PP e por último a Guia [Consulta] na qual você escolhe um carro e são mostrados os dados deste carro.

A inclusão dos carros está sendo feita, quando possível, e por enquanto nem todos os carros estão inseridos na lista. Já tenho a relação completa numa guia de apoio, [Listagem] que conforme vou inserindo os carros na Guia [Carros] vou excluíndo esses carros da Guia [Listagem]. Faltam poucos pra serem cadastrados, de 1214 já tem 1108 cadastrados.

Lista de carros completa
Todos os carros foram inseridos na Guia [Carros]. Agora falta inserir os demais dados de cada carro, o que é um processo demorado. Como sugestão, baixe a planilha periodicamente e observe na Guia [Carros], na célula [G2] a quantidade de carros já detalhados. Se o número for diferente do número da planilha existente no seu computador é porque novos dados foram inseridos e então você poderá substituir a existente pela nova planilha, mais atualizada.

No final dos dados inseri mais duas colunas de situação do carro. A coluna [Situação] refere-se ao cadastramento do carro na tabela e a coluna [Afinação] que indica se o carro está afinado ou não.

Situação
Não Cadastrado - Quando o carro ainda não está na lista total de carros

Cadastrado/Completo - Quando, além de inserido na lista, possuem todos os dados do carro inseridos na tabela

Cadastrado/Incompleto - Quando está inserido na lista mas não tem todos os dados do carro inserido na tabela.

Afinação
Sem modificações - Quando o carro possui apenas os dados padrões e possíveis de serem modificados

Afinado - Quando o carro além dos dados padrões possuem alguma modificação específica em uma ou mais Folhas de afinação.

Espero poder, neste domingo, completar a lista dos carros e deixá-la completa pra então retirar da coluna Situação a indicação de [Não cadastrado].

Conforme eu for usando os carros e havendo a necessidade de alterá-los, vou preenchendo a tabela e publicando aqui no Blog as novas sugestões de afinação.

Dá um pouco de trabalho preencher a tabela com os dados dos carros, além de ser demorado pra fazer isso. Entro no Concessionária, escolho o carro, anoto os dados do carro. Se tenho o carro, entro nas Configurações do carro e entro em cada uma das opções de instalação de peças e anoto os valores possíveis. Se não tenho o carro, então eu compro o carro pra poder ver os dados adicionais.

Quando me depare com dados novos que ainda não foram vistos em outros carros, preciso inserir novas colunas, criar novos campos, criar nos tabelas de referência e isso tudo é um processo demorado.

Vou escolher mais três ou quatro carros diferentes pra ver se ainda existem informações específicas que só aparecem pra determinados carros. Assim que terminar este processo, então pedirei a ajuda dos amigos pra ajudarem a preencher a planilha.

Quem não tem o hábito de trabalhar com planilhas, agradeço de coração a ajuda, mas não aceitarei, porque ela exige um certo conhecimento na inserção de dados e se os dados forem inseridos de forma incorreta dará mais trabalho pra consertar os equívocos.

Dentro deste espírito colaborativo, peço àqueles que desejam ajudar na inserção de dados, que enviem e-mail pra mim, daniel.granturismo@gmail.com, indicando que desejam ajudar.

Escolheremos a Concessionária a ter seus carros digitados pra que não haja duplicação na digitação. Criarei uma tabela pra controlar quem digita o que.

Como usar as novas Guias

Guia [BD Carros]
Não deve ser modificada

Guia [Carros]
Insira nesta Guia os carros das concessionária. 
A ordem dos carros está baseada na mesma ordem do jogo, seguindo o critério na sequência que as concessionárias aparecem no jogo, primeiro pelas regiões, da região América do Norte, depois Ásia-Pacífico e por último Europa e dentro de cada Concessionária ordenados do menor PP ao maior PP como é o padrão do jogo.

Pra inserir os dados basta seguir a ordem que eles aparecem na tela quando o carro é selecionado na Concessionária. Pra inserir os demais dados é necessário ter o carro, ou então comprá-lo. Se você não deseja comprar o carro e ficar com ele, então salve os dados do jogo em pendrive antes de começar a comprar os carros.

Guia [Consulta]
Nesta Guia você verá todos os dados de um determinado carro organizados por seções, possíveis mudanças na potência do carro, PP e CVs, Suspensão, LSD, Câmbio, Peso, enfim, todas as modificações e ajustes possíveis de serem aplicados no carro.

Pra escolher um determinado carro pra ver todas as informações, você precisa fazer três escolhas antes. A primeira delas é a Região, a segunda a Concessionária e a terceira é o carro em si. Precisa ser nesta ordem pra dar certo.

Quando você escolhe a região, mostrará somente as concessionárias desta região. Quando escolher a concessionária, mostrará somente os carros desta concessionária e quando escolher o carro então os dados serão mostrados.

Se desejar escolher outro carro, e este for de concessionária diferente, mas de mesma região, basta mudar a concessionária e o carro. Mas se o carro for de uma outra região, terá de fazer os três passos novamente e na mesma ordem.

As listas de região, concessionária e carros são baseadas nessas escolhas. Se uma delas faltar não aparecerá o carro que desejas. Portanto, a ordem é essencial na busca do carro.

Você não precisa digitar nada nessas três escolha, basta clicar na seta que vai aparecer ao lado direito da célula e escolher na lista que vai abrir a opção que você deseja.

Esses são os três dados que você precisa fornecer pra ter os dados do carro. Não altere nenhum outro dado desta Guia. Se desejar alterar alguma informação, faça isso na Guia [Carros], porque nesta guia é que estão todas as informações do carro e que podem ser modificadas.

Existe na Guia [Consulta] uma tabela abaixo dessas 3 opções que chama-se [Indicadores de Pesquisa do Carro]. Esta tabela serve para indicar à planilha qual o carro a ser mostrado, então não altere em hipótese alguma esta tabela. Ela serve apenas pra mostrar os índices de busca.

Na Tabela [Indicadores de Pesquisa do Carro] você encontra a localização do carro na Guia [Carros]. Se olhar na tabela, verá o campo [Posição] que mostra o número do carro na relação total de carros da lista e o número da linha onde o carro está na planilha. Desta forma, torna-se rápido encontrar o carro na Guia [Carros].

Se você entende um pouco de planilha, estou falando em "português" com você. Se você não entende, estou falando em "grego". Não se preocupe muito com isso. Apenas entre na Guia [Consulta] escolha as opções e veja as informações caso você não entenda muito de planilhas eletrônicas.

Depois que concluir esta etapa, criarei uma nova Guia na qual poderemos escolher o tipo de carro, GT, Rally, 4x4, FR, FF, um determinado PP, CV, Tração, enfim, teremos outras opções de Classificação. Mas isso é pra depois. Preciso primeiro ter os dados inseridos pra gerar uma Guia de Classificação.

O link revisado e atualizado (02/07/2014 - 19h 34min)

https://www.dropbox.com/s/nw3v2kttrojin4y/Corridas%20GT6%20Estruturado.xlsx

Algumas imagens das novas guias.


Guia [Carros] - Sete Carros com dados completos (por enquanto)
Guia [Consulta] mostrando Tabela [Escolha o Carro] e dados à direita
Guia [Consulta] - Seção de Dados do carro escolhido, Suspensão, Cinemática etc.


Um grande abraço e até a próxima.



Editado em 06/02/2014 às 1905min
Novas colunas - Tempo .:. Cr./seg. .:. Cr./min .:. Carro usado
Guia [Base] - Criada Automaticamente
Planilha reestruturada - Guia [Corridas] excluída e Guia [Lista] renomeada pra [Corridas]

Nota 2

Olá a todos, tudo bem?

Inseri novas colunas na planilha referentes aos tempos das corridas e aos créditos ganhos mas agora levando em consideração também o tempo e não somente o metro. Então agora podemos fazer uma comparação dos créditos que ganhamos por metro percorrido e também dos créditos recebidos por segundo e por minuto. Se você deseja saber quanto isso dá por minuto, então basta você multiplicar o resultado por 60. Pra ver isso na planilha, clique em uma célula próxima do resultado, fora das colunas da tabela, por exemplo, na coluna [Y] que é uma coluna fora da tabela, e digite na célula a fórmula [=U7*60] sem os colchetes. Estou tomando como exemplo o primeiro evento, então substitua o 7 do U pela linha do evento que desejas saber o valor em minutos além do valor por segundo. Coluna Cr./min inserida nas guias [Corridas] e [Base].

Inseri ainda uma outra coluna pra você digitar o nome do carro que você usou no evento, coluna [Carro usado]. Futuramente a planilha fará sugestões de carros, mas no momento este recurso está sendo trabalhado e não tem previsão de quando ficará pronto.

Os tempos precisam ser preenchidos. Conforme eu for preenchendo a planilha vou salvando-a e automaticamente a mesma planilha fica disponível para baixar.

Então CUIDADO 
Se você adicionar os seus tempos na planilha e depois baixar novamente a planilha e:

1. Não tiver mudado a planilha de lugar, ou seja, deixou nos Downloads;
2. Não alterou o nome da planilha e o navegador também não mudou;
3. Apenas baixou novamente a planilha.

O novo download da planilha substituirá o anterior e PERDERÁ os tempos inseridos.

Então como sugestão, após baixar a planilha, salve-a em outra pasta e nesta pasta então faça alterações na planilha.

O interessante é você inserir os seus tempos e fazer comparação dos créditos com os teus tempos e não com os meus, porque certamente nossos tempos serão diferentes pra mais ou pra menos, iguais, dificilmente.

O Link pra baixar a nova planilha é o mesmo, mas reproduzo aqui.

O link revisado e atualizado (02/07/2014 - 19h 34min)

https://www.dropbox.com/s/nw3v2kttrojin4y/Corridas%20GT6%20Estruturado.xlsx

Verão ainda nesta nova planilha o planejamento que está sendo feito para administrar os carros do GT6. Veja a imagem da nova planilha abaixo.


Nova planilha, com estrutura de guias remodeladas, novas colunas, novo visual 

IMPORTANTE
Nesta versão da planilha, somente as Guias [Lista] [Corridas] e [Base] foram alteradas. As Guias [Classificação] e [Classificação B] não foram alteradas porque mesmo que você insira os seus tempos, as Guias [Classificação] e [Classificação B] não serão modificadas, porque essas duas Guias não fazem referência à Guia [Lista] [Corridas] ou [Base], é apenas uma cópia da [Base], ou seja, as células dessas Guias de Classificação não são atualizáveis, referenciadas, dinâmicas, são células estáticas porque são apenas cópias.

Como as células estão vazias, a cópia leva as células vazias e se fossem inseridas na Classificação, mesmo inserindo os tempos, continuariam vazias, perdendo o sentido de estar lá. Como a coluna Cr./seg. está incompleta, a comparação não terá efeito. Depois que inserir todos os tempos então eu gero uma nova Classificação, ou se você sabe fazer isso, faça você mesmo e use como base a Guia [Base], porque é através da Guia [Base] que eu gero as Guias [Classificação] e [Classificação B]. 

VEJA COMO FAÇO
1. Atualizo a Guia [Lista] [Corridas]

2. Depois de finalizada, seleciono os dados e colo na Guia [Base]
A Guia [Base] agora é gerada automaticamente, não precisa mais fazer o processo de colagem, porque conforme os dados são alterados na Guia [Lista] os dados da Guia [Base] também são alterados.

3. Na Guia [Base], elimino as linhas entre os eventos e elimino também as linhas dos cabeçalhos do segundo evento em diante.
Como agora a Guia [Base] é criada automaticamente não há necessidade de eliminar as linhas desnecessárias.

4. Depois de eliminadas essas linhas, brancas e de cabeçalho,. 

2. Na Guia [Base], seleciono todas as linhas da tabela e colo na Guia [Classificação].

3. Na Guia [Classificação] seleciono as linhas da tabela, Cabeçalho e linhas de eventos, e aplico um Estilo de Tabela, neste caso, o Estilo [Light]/[None], porque aproveito a formatação já feita na tabela na Guia [Base].

4. Depois faço a mesma cópia dos dados da Guia [Base] na Guia [Classificação B]

5. Na Guia [Classificação B], seleciono todas as linhas da tabela e retiro a formatação. Faço isso eliminando as bordas, a cor de fundo e definindo a cor da letra pra [Automático].

6. Neste ponto, a tabela está totalmente com fundo branco e a letra em preto.

7. Então aplico um estilo de tabela na Tabela Limpa, que é o [Medium 12]. 

Se você sabe fazer uso do Excel, agora pode fazer também as tabelas que crio por aqui com a mesma aparência.

Grande abraço.


Nota

Está disponível uma nova planilha para gerenciamento das corridas do GT6. Baixe-a pelo link abaixo.

O link revisado e atualizado (02/07/2014 - 19h 34min)

https://www.dropbox.com/s/nw3v2kttrojin4y/Corridas%20GT6%20Estruturado.xlsx

A outra planilha continua à disposição e sem alterações. Apenas uma nova e mais organizada/estruturada está sendo disponibilizada aos amigos.

Algumas sugestões

Se você tem conhecimento sobre o uso de planilhas, sinta-se à vontade para fazer alterações na mesma. Se entender o que fiz, saberá como ajustá-la aos seus interesses. Se você não entender, aconselho a não mexer na planilha. Mas se fizer isso e não souber como voltar atrás, apenas baixe novamente a planilha.

Se você tem pouco conhecimento de uso de planilhas eletrônicas, sugiro que altere somente o valor do Bônus em cada Guia. Para mudar o valor do Bônus, clique na célula indicada na guia e escolha o seu Bônus na lista que vai aparecer. Não mude mais nada na planilha pra ela não ficar sem referência de dados e com isso perder a formatação e a própria informação.

Algumas informações

A título de curiosidade

A planilha possui uma Guia, [BD], que é a alma da planilha. Nesta guia estão todas as informações do GT6 referentes às corridas e separadas por tabelas. Se você tem alguma noção de Banco de Dados, entenderá o que fiz e como fiz. Se você não tem noção alguma, não se aborreça, porque não fará diferença alguma também.

Cada Tabela possui um conjunto de informações e as demais guias fazem referência a essas informações. Por exemplo: na Guia [Corridas] estão todas as corridas separadas por Classe. O nome das classes que aparecem na Guia [Corridas] é trazido da Guia [BD], assim como o nome das pistas e demais informações que possuem ao lado do nome um conjunto de setas pra cima e pra baixo, o seletor de item.

Não pretendo explicar como fiz, apenas salientar que existem esses vínculos entre uma guia e outra e entre as Tabelas da Guia [BD] e as informações das outras tabelas das outras guias. Então não faça qualquer alteração na Guia [DB].

Na Guia [BD], as primeiras Tabelas, das Colunas de B a D, servem apenas como Memória das atribuições que fiz às Tabelas e aos Campos de cada Tabela, bem como o nome das Listas de Dados que criei. Desta forma, não tenho como esquecer as atribuições e relacionamentos que fiz entre tabelas.

Tem Tabelas na Guia [BD] que ainda não estão sendo utilizadas em outras Guias mas que futuramente serão utilizadas. Já estão prontas, organizadas e identificadas.

Na Guia [Corridas] as corridas do evento de Kart estão faltando porque eu ainda não fiz essas corridas, estou deixando de lado e por último. Se você já fez esses eventos, poderá inserir esses dados na tabela das Guia [Corridas] e demais guias que não possuem essa informação. Apenas clique na célula e digite o valor. Se não souber como fazer isso, envie pra mim os dados que insiro na planilha e automaticamente atualizará o arquivo disponível e você poderá baixar novamente a planilha, agora atualizada com os dados do evento de Kart.

Na Guia [Lista] listão listados todos os eventos de Corrida do Modo Carreira do GT6 e foram adicionadas algumas colunas à Tabela. A Guia [Lista] foi renomeada para [Corridas] e a Guia [Corridas] anterior foi eliminada.

As demais Guias são frutos da guia [Lista] [Base]. Divirta-se nas Guias [Classificação] e [Classificação B]

Novas Colunas

Coluna [%]
Esta coluna é modificada conforme você escolhe o Bônus diário de sessão. Está definido em 200%. Se este é o seu bônus não precisa fazer nada. Se for outro, escolha o seu na lista da célula do Bônus. Se reparar, verá que nas células da coluna [%] há barras sobre os valores dos créditos. Essas barras mostram o quanto é significativo o Bônus. Quanto maior a barra na célula, maior é o bônus em relação às demais corridas da mesma classe. Quanto menor, menor é o bônus.

Coluna [Vm]
Esta coluna foi acrescentada para sabermos quanto vale o metro da pista. Você deve estar se perguntando...

Mas pra que isso? 

A resposta é simples e a tabela comprova. Nem sempre o maior crédito tem o melhor metro de pista. Veja os dados da Tabela da guia [Lista] [Corridas].

A corrida em Willow Springs, da Classe Amador, do Evento Taça Amadora, dá como prêmio Cr. 10.260, mas o valor do metro é o segundo menor dentro da classe. Ou seja, o ganho é ilusório. Eu teria que pedir ajuda ao matemático Raphael Corrêa pra me ajudar a explicar essa estatística. Mas, vou tentar...

Willow Springs tem 3.951m de pista e a corrida tem 2 voltas e dá como prêmio Cr. 10.260.
Brands Hatch tem 1.944m de pista e a corrida tem 2 voltas e dá como prêmio Cr. 9.940.

Então:
Em Willow eu percorro 3.951 x 2 = 7.902 metros na pista
Em Brands eu percorro 1.944 x 2 = 3.888 metros na pista (menos da metade de Willow)

Então:
Em Willow ganho Cr. 10.260
Em Brands ganho Cr. 9.940
Em Brands ando apenas 49,20% do que ando em Willow
Então em Brands eu ganharia apenas 50,80% de Cr. 10.260 =  Cr. 5.212

Resumo da ópera, acumulo mais créditos correndo em Brands, ganhando 9.940 do que ganhando 10.260 em Willow, porque levo mais tempo pra ganhar os 10.260 do que levo pra ganhar os 9.940.

Coluna [Vt]
Bem, esta coluna é justamente pra tirar a "prova dos 9". Se levo de fato menos tempo pra correr em Brands do que em Willow, é ilusório achar que está fazendo mais créditos correndo em Willow do que correndo em Brands, embora os créditos de Willow sejam maiores que os de Brands.

O que é isso!!!

Você deve estar pensando...

Mas esse cara é doido!!!

Não sou não! Mas de vez em quando em gosto de mexer com os números. Mas ainda não conheci ninguém que supere o Raphael Corrêa. Creio que após ele ver esta publicação vai enviar por e-mail as análises estatísticas dele pra mim e o papo de um matemático com um metido vai rolar.

Coluna [Carro]
Bem, esta coluna está no "modo espera". Nessa coluna aparecerá a sugestão de carro pra fazer a corrida. A sugestão tomará como base os PPs da corrida. Ainda não idealizei esta função na planilha, tenho apenas o objeto a ser construído. Preciso ainda criar as Tabelas de dados dos carros, pra depois então pensar em como disponibilizar essas informações de forma a mostrar os carros que atendem aos critérios. Já sei que não tenho como juntar tudo numa única tabela, porque se fizer isso será o caos pra formatar, então farei em Guias diferentes pra facilitar a minha vida e a nossa pesquisa. Aguarde.

Espero que a planilha tenha alguma utilidade pra você assim como está tendo pra mim.

Grande abraço e ótimo proveito da planilha.

[

***
]

Olá a todos, tudo bem?

Depois que publiquei "De 20 pra Cr. 50.000.000" tenho recebido mensagens perguntando-me como que eu já consegui chegar aos 50. A resposta é simples... Correndo!

Mas junto com esta pergunta, vem outra em seguida... Qual minha sugestão pra ganhar mais Créditos no GT6 e de forma mais rápida.

Os eventos sazonais estão diferentes, não estão mais dando créditos como antes, agora ganha-se os créditos um única vez após ter conquistado ouro/prata/bronze e não se ganha novamente. 

Acabou a mordomia de vencer os desafios dos sazonais mais de uma vez e a cada vitória ganhar créditos e com isso ver os Cr. 20.000.000 aparecerem na tela mais seguido.

Bem, agora já não são mais Cr. 20.000.000, são Cr. 50.000.000 e está um pouco mais demorado chegar aos 20, quanto mais aos 50, mas também não é tão lento assim.

Pra aumentar os Créditos no GT6 e de forma mais rápida, além de continuar correndo, tem de saber quais eventos dão mais créditos e a partir daí escolher aqueles eventos que mais nos agradam e que possuem créditos maiores também.

Existem pistas, e que são novas no GT6, que são ótimas de correr, como por exemplo Silverstone Grand Prix Circuit. Já tivemos o prazer de correr em Silverstone quando do GT Academy 2013. 

Outra nova que também é super boa de correr é Brands Hatch Grand Prix Circuit. Outra pista que existia no GT5 por DLC e agora está na lista das pistas do GT6 é Spa-Francorchamps.

Além dessas novas, as já consagradas no GT5 como Nürburgring GP/F, Circuito de la Sarthe (Le Mans), Fuji Speedway F, enfim, várias pistas que são fantásticas de correr e que nos proporcionam muita diversão.

Então escolha as pistas que mais lhe agradam e veja a premiação que essas pistas oferecem. Há várias corridas em cada uma delas e com critérios diferentes. Mas você deve estar se perguntando... 

Mas como fazer isso?
Terei de olhar evento por evento pra saber o que tem em cada uma?

Teoricamente sim. Mas na prática não. 

Por que digo isso?

A resposta está na planilha que uso pra administrar o jogo e fazer minhas escolhas. No GT5 eu tinha, e continuo tendo, uma planilha na qual eu administrava os itens do GT5 como bilhetes, carros, tintas, postais, buzinas, enfim, todos os itens mesmo e de cada uma das minhas contas. Se desejo saber o que tenho e o que não tenho em cada conta basta eu olhar a planilha.

Criei também uma planilha para administrar o GT6, mas agora não mais os itens e sim os eventos apenas. Então quando tenho vontade de correr em uma pista, olho primeiro a planilha e vejo quais eventos existem pra ela e o que mais Créditos dá.

Organizei a planilha de forma a se ajustar aos meus interesses, ou seja:

Se quero saber quais eventos existem para uma determinada pista, faço uma classificação na tabela de forma a organizar por pista.

Se quero saber quais eventos existem e que dão mais Créditos no GT6, faço uma classificação por Créditos.

Se quero saber quais eventos existem e que tem como critério ser um campeonato, então faço uma classificação por tipo de corrida.

Enfim, as possibilidades são suficientes para os meus interesses e que podem ser iguais aos seus, ou não. Mas, se desejar adicionar informações sobre os eventos, basta inserir novas colunas com as novas informações.

Para quem sabe trabalhar com Planilha Eletrônica será fácil manipular a tabela. Para quem nunca trabalhou com planilha terá um pouco de dificuldade e talvez não saberá fazer as classificações que a planilha permite, poderá ver apenas no modo como ela se encontra. Mas se pesquisar na internet como trabalhar com planilhas descobrirá como fazer isso, senão, pergunta a um amigo que saiba e peça pra ele lhe mostrar como classificar as colunas da Guia Classificação.

Estou compartilhando esta planilha com os amigos. Sintam-se à vontade para alterá-la conforme o seu interesse. Abaixo o link pra acessar a planilha no Dropbox.

Caso tenham alguma dificuldade em baixar a planilha, avisem-me que envio por e-mail e neste caso, façam uso da área [Mensagens] na parte inferior do Blog, porque enviando mensagem por ali, recebo na forma de e-mail e posso responder por e-mail e enviar em anexo a planilha.

O link é este...

O link revisado e atualizado (02/07/2014 - 19h 34min)

https://www.dropbox.com/s/nw3v2kttrojin4y/Corridas%20GT6%20Estruturado.xlsx

Copie e cole este endereço na barra de endereços do seu navegador e vai aparecer a imagem a seguir. Então clique no botão [Baixar] e tenha a planilha no seu computador.


Clique no botão [Baixar] pra começar o download da planilha


Fiz uma imagem da planilha pra verem como ela é antes de baixarem.


Guia Lista com todos os eventos na sequência. A Estrela à direita mostra com mais Créditos
A Guia Classificação é a guia que permite fazer a ordenação da lista de acordo com a coluna escolhida. Se escolher a coluna Pista vai ordenar por pista, se escolher Cr. vai ordenar por créditos. Abaixo, classificado por Pista/Silverstone.


Classificação por Pista, mostrando somente os eventos de Silverstone

Existe ao lado do nome do cabeçalho de cada coluna uma seta. Se clicar na seta vão abrir as opções de Classificação, então escolha Ascendente ou Descendente pra ordenar a tabela toda tendo como referência a coluna escolhida, ou então escolha  um item específico da coluna pra mostrar, como no exemplo das pistas.

Divirta-se!

Grande abraço.


46 comentários:

  1. é daniel,tem que correr mesmo,mas queria te fazer uma pergunta meio fora do contesto,qual carro vç recomendaria para ganhar o evento dos carros da nascar,aqueles circuitos "oval"é meio di9ficil pois ñ dá pra colocar toda a potencia (70% limitado)e vç tem alguma dica pra ganhar aquelas corridas de kart(que inferno)sem ter volante,só no controle mesmo,eu tenho cerca de 14.000 de creditos e até agora ñ senti falta de dinheiro no jogo,(só na vida real)kkkkkk,obrigado elas resposta amigo daniel.

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    1. Olá Taura, tudo bem?

      Vencer em Daytona é complicado, não é mesmo! Você vem na frente o tempo todo e na última curva eles te passam dando risada da tua cara. Eu fiz e tentativas e em nenhuma delas eu consegui. Fiz isso na minha primeira conta. Como não consegui, fui olhar atentamente os critérios do evento.

      Se observares, verás que, quando diminuíres pra 70% a potência, os PPs do carro ainda serão menores que o permitido pela corrida.

      Então como se beneficiar disso? É resposta é simples. Corra muito com o carro.

      Fazendo várias corridas com ele os CVs aumentarão e vais encostar nos PPs permitidos e aí sim terás alguma vantagem sobre os adversários.

      Minha estratégia foi correr no Modo Arcade com o Nascar que escolhi. Como tinha que fazer kilometragem mesmo, já aproveitei pra preparar o carro para os desafios da Nascar.

      Só tem de ter paciência pra ajustar o carro. Correr em Stage Route X, número de voltas [Infinito], e deixar os CVs aumentarem naturalmente. Depois de vários kilometros rodados então trocas o óleo e vais fazendo isso até chegas nos PPs da corrida.

      Quanto ao Kart. Eu corro com controle, não uso o volante. Consigo correr melhor de controle do que com o volante. Então a estratégia é correr e correr e memorizar a pista, o ponto de frenagem e de aceleração. É treino mesmo e não tem outro jeito.

      Kart precisa estar sempre tracionado. Se deixares de acelerar na curva ele praticamente pára de andar, então tens de mantê-lo acelerado em torno de 30% e pra frear a mesma coisa, se pisar fundo a roda trava e ele gira.

      então Taura, tens de calibrar a mão pra frear na dose certa e aceleração na dose certa também e tentar sempre pegar o vácuo do carro da frente. Mesmo que não venças agora a corrida de Kart, faça várias vezes a mesma corrida e vá tentando diminuir os teus tempo. Veja o Replay e olhe os tempos que os outros fazem e tente fazer esses tempos e depois tente baixar esses tempos pra conseguir vencer.

      É ter paciência e calibrar a mão. Grande abraço.

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    2. Isso mesmo, é acostumar e não desistir nem a pau. Eu também gosto de diminuir a sensibilidade do controle (-2), só pra quando vou correr de kart. Acho que vai ajudar.

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  2. Caramba Daniel, nem sei como agradecer por disponibilizar sua tabela, com certeza vai ajudar DEMAIS, e olha que eu nem tenho o PS3, rsrs, jogo com meu irmão, já baixei a tabela e vou enviar para ele.
    Valewww, grande abraço e obrigado !!!
    Ricardo

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  3. Oi Daniel, tudo bem?

    Amigo, a tabela que você fez é simplesmente espetacular! Saiba que todo o trabalho e dedicação que você teve para criar essa planilha valeu a pena, pois com certeza irá ajudar muitas pessoas.

    Agora pouco brinquei consultado a guia Classificação, ordenando os eventos de acordo com a pista, créditos, etc. e gostei muito, ficou bem intuitiva! Vou economizar um bom tempo, pois não preciso mais entrar no GT6 e ficar procurando por evento "X" ou "Y" para jogar.

    Agradeço muito por disponibilizar mais uma vez informações que facilitam muito a vida de todos nós fanáticos por GT6.

    Abraços!

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  4. Ola Daniel,

    Simplesmente fantástico!!! Sem palavras mesmo pelo empenho e dedicação que tem em ajudar todos nós que amamos esse jogo. Digo isso porque sim, essa planilha vai ajudar a mim e a muito que por aqui passa. Eu vou até comentar com alguns amigos que jogo On-Line sobre o seu blogue para baixar a sua planilha. Ficou muito bom...! Eu trabalho com informática, uso muito planilhas Excel para relatórios e não tive essa ideia brilhante...! Que bom que você teve, caso eu consiga dar alguma sugestão, eu aviso para assim ficar ainda melhor para todos. Mas pelo jeito, ela já esta perfeita...!
    Só uma perguntinha, os eventos normais, pode sempre ganhar o valor R$ do ouro quantas vezes quiser? Não são como os eventos sazionais que não se ganhar o valor novamente?

    Obrigado.

    Abraço
    MarceloP23_GT6

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    1. Olá Marcelo, tudo bem?

      Nos eventos do Modo Carreira tu recebes os prêmios a cada vez que fazes, por isso consegues acumular créditos. Já nos sazonais isso não acontece porque recebes somente a primeira conquista, da segunda em diante não recebes mais, podes apenas registrar os teus tempos se forem melhores que os anteriores.

      A planilha está ficando melhor ainda. Eu já estava trabalhando nela há algum tempo, só não tinha comentado ainda. Como estou de férias, tenho tempo pra ficar mexendo nisso. Como estavam me perguntando como aumentar os créditos, resolvi antecipar a divulgação dela.

      Mas estou trabalhando na planilha pra deixá-la mais completa, mais dinâmica e com mais opções de organização e análise também. Como eu tenho uma disciplina que é sobre planilha eu já acabo preparando as minhas aulas e torno o conteúdo contextualizado, pelo menos para os alunos que jogam GT.

      Em breve trarei novidades. Grande abraço.

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    2. Muito legal Daniel! Nos avise sempre que tiver uma versão nova da planilha.

      Estava pensando hoje no trabalho de ter uma planilha que nos ajude a escolher os carros no modo On-Line. Eu acho que vou elaborar uma planilha com os carros visando o PP x CV x Tração x Pista, pois sempre fico na dúvida de qual carro é melhor nos 450pp, 550pp ou 450cv e por ai vai. Isso tudo, dependendo da pista é claro. Enfim, será que da pra fazer uma planilha com essas informações? O que acha?
      Obrigado

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  5. Parabens Daniel. otima planilha, vamos aguardar os aprimoramentos nela.

    um gde abço.

    Giovani

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    1. Olá Giovani e Marcelo, tudo bem?

      Na verdade a planilha ainda não está pronta. O que eu fiz foi apenas montar uma tabela com os dados em preparação mostrando as corridas e o que se pode ganhar com cada uma.

      Mas só isso não é relevante, porque sabemos apenas o valor de cada corrida.

      A planilha que estou montando, que é a mesma, apenas com mais dados e melhorada, é pra, além de mostrar os valores das corridas, como o planilha liberada, também mostrar que carros usar pra fazer cada corrida.

      Vou dar um exemplo.
      Você olha a corrida Sunday Club. Vê que ela dá tantos créditos e que exige um carro com 430PP.

      Tá, e daí? E agora? Faço o que com isso?

      Bem, agora vamos ver quais carros estão inseridos neste critério. Então peço pra planilha mostrar quais carros existem com este 430PP.

      Então a planilha vai mostrar os carros com 430PP numa coluna e em outra coluna, carros abaixo e acima desses PPs.

      O único problema nessa história toda é a quantidade de carros. São mais de 1.200 carros.

      Então terei de pedir ajuda aos amigos do Blog pra colaborarem na inserção de dados na planilha, ou seja, digitação mesmo de dados.

      Mas isso em momento oportuno, por enquanto estou montando as tabelas de dados com as informações dos eventos. A próxima etapa são as informações dos carros.

      Depois que terminar a atual planilha, farei uma nova de modelo pra inserção de dados e aqueles que desejarem colaborar com a digitação eu envio a planilha e quais carros ainda faltam digitar. O amigo só precisar preencher os dados, porque a planilha já estará toda formatada pra receber esses dados.

      Por isso disse que em breve trarei novidades no comentário anterior.

      A planilha já está completamente diferente da que está disponível. Assim que conseguir terminar a primeira etapa eu á atualizo o arquivo e vocês poderão baixar novamente a planilha com o mesmo link acima.

      Então terão sempre a planilha atualizada se baixarem seguido a mesma utilizando o link acima.

      Grande abraço e até breve.

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  6. Poxa vida, vc sempre nos surpreendendo. kkk
    Obrigado Daniel

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  7. Oi Daniel, como vai?

    Que planilha é essa em? Simplesmente genial!

    Sua criatividade parece não ter limites, não me canso de agradecer por compartilhar todas essas planilhas, dicas, informações, etc. É muito bom visitar seu blog e ser surpreendido com essas postagens. Parabéns.

    Gostei muito da estruturação da planilha, ficou espetacular. Eu não tenho muita habilidade com planilhas, sei o básico, mas dá para perceber que você é um especialista no assunto. Sinto até um pouco de “inveja” dos seus alunos, pois gostaria de ter algumas aulas da sua disciplina.

    A guia [Lista] está bem legal, gostei muito do efeito na coluna [%], que facilita muito a visualização. Mas, o que eu mais gostei foi da coluna [VM] que trata da razão entre o valor do prêmio recebido e a distância percorrida na corrida. Essa análise é muito útil para quem quer conseguir acumular créditos de maneira mais rápida, evitando a escolha de eventos que parecem ser mais atrativos, mas que no final acabam “atrasando” o crescimento dos créditos.

    O exemplo que você citou deixa isso muito claro. O evento em Willow possui uma premiação maior do que o evento em Brands, mas a relação Créditos Recebidos/Metros Percorridos de Brands é bem maior do que Willow. A planilha mostra que a cada 1 metro que percorremos em Brands ganhamos Cr. 2,5544, já em Willow percorrendo 1 metro, ganhamos “apenas” Cr. 1,2984.

    É claro, ainda falta uma variável importante que devemos levar em consideração: o Tempo Percorrido. Eu vi que você já pensou nisso deixando um espaço na planilha (guia [Lista], colunas [VT] e [MT]) para colocar o valor da razão entre os Créditos recebidos e o Tempo total de corrida. Isso é interessante, por que o tempo médio que você leva para percorrer cada metro depende obviamente do carro e circuito, isto é, essa taxa muda para cada evento e carro que você utiliza.

    Acabei me empolgando e extrapolei o limite de 4.096 caracteres! rsrs

    [Continuação no próximo comentário...]

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  8. [Continuando...]

    Por exemplo, nos eventos da classe Super, observando a planilha encontramos para o “Desafio 10 Voltas de Ascari Race Resort” um valor de Cr. 8,5899 para cada 1 metro percorrido, por outro lado, para o Desafio de 10 Voltas em Silverstone, temos um valor de Cr. 7,3332 para cada metro que você corre. Analisando esses números, tudo indica que Ascari é a melhor escolha para conseguir créditos de maneira mais rápida, mas não é! Se você verificar a relação Crédito Recebidos/Tempo de Corrida perceberá que Silverstone possui uma recompensa maior por cada minuto de prova do que Ascari, tornando assim a melhor escolha para obter créditos de modo mais rápido.

    Fiz as contas utilizando as informações que você postou na Guia [Classe Super] do blog, veja:

    Você conquistou o Desafio de Ascari em aproximadamente 23,5 minutos, como a premiação desse desafio é Cr. 466.000, logo você ganha 466.000/23,5 = 19.829,79 Créditos por minuto. Já em Silverstone, a premiação é 432.000 e como você utilizou apenas 20 minutos para terminar esse evento, a razão crédito por minuto fica 432.000/20=21.600. Concluindo, você em 1 minuto consegue Cr. 19.829 em Ascari e em Silverstone Cr. 21.600, o que torna Silverstone a melhor escolha para conseguir créditos de maneira mais rápida.

    Isso acontece por que em Silverstone conseguimos percorrer 1 metro mais rapidamente do que Ascari, ou seja, Silverstone é um circuito que permite uma velocidade média maior do que Ascari. Silverstone é famoso por ser um circuito de velocidade, já Ascari pelas suas curvas fechadas.

    A título de curiosidade, Silverstone possui 5.891 metros, logo em 10 voltas, percorremos 5.891x10=58.910 metros, isto é, 58,91 quilômetros. Como você gastou 20 minutos para percorrer essa distancia, isto é, 20/60 = 0,334 horas, podemos calcular sua velocidade média pela razão distancia/tempo, ou seja, 58,91/0,334 = 176,37 Km/hora. Quase 180 Km/h, impressionante não!?

    Por outro lado, Ascari possui 5.425 metros, o que em 10 voltas dá um total de 5.425x10=54.250 metros, isto é, 54,250 quilômetros, observe que é menos do que Silverstone, entretanto o tempo gasto para percorrer essa distancia é 23,5 minutos, o que em horas é 23,5/60=0,3917 horas. Assim a velocidade média para esta prova é 54,250/0,3917= 138,5 Km/hora, que é inferior à Silverstone.

    Um fator que também se deve levar em consideração, além do carro e o circuito, é a habilidade de cada um, pois esses tempos que foram conseguidos por você nessas duas provas, podem ser melhorados ou não por outras pessoas, por isso acho que deve-se levar em consideração o tempo necessário para superar o 2º colocado de cada prova, o que não parece ser de fácil previsão, pois o Grid muda bastante e nem sempre a inteligência artificial do jogo é mesma.

    Enfim, é claro que a diferença de créditos pode não ser tão significativa, esse longo comentário serve mais como curiosidade. No final, o que importa mesmo é você escolher o desafio que mais lhe agrada, onde você se diverte mais, pois no final é o que importa.

    Grande Abraço!

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  9. KKKKKKKKK

    Eu não falei pra vocês que o Raphael faria as análises dele!!! Então? É mole, ou queres mais?!

    Prezado Raphael, é sempre muito bom ouvir seus comentários estatísticos dos dados que forneço! Eu não quis ainda entrar no detalhe de tempo porque não tive tempo pra olhar minhas anotações e colocar na planilha. Mas meu raciocínio iria por onde fostes. Só não seria com tanta propriedade como o fizestes e com tanta riqueza de informações.

    Ainda não há fórmulas nas colunas dos tempos, mas entre hoje e amanhã talvez eu faça isso. Não prometo nada, mas tentarei inserir as fórmulas, assim todos poderão colocar os seus tempos nas células e fazer as análises nas quais tu nos presenteastes.

    Estou trabalhando na planilha pra montar o esquema da sugestão de carros. Estou montando as tabelas de dados e vendo os relacionamentos possíveis de serem feitos e até mesmo os recursos que a planilha me oferece pra poder montar uma guia de carros. São mais de 1.200 carros e é um volume considerado grande para uma planilha simples como as que faço. Digo simples porque ela não possui programação. Dentro do simples eu acabo aperfeiçoando as possibilidades que a planilha me oferece pra facilitar meu olhar sobre ela.

    Pena que nem todos os meus alunos tem interesse em aprender a trabalhar com planilha, alguns querem mesmo é saber de programação pra web e vão pras minhas aula apenas por camaradagem à minha pessoa. Eles mesmos me dizem isso. "Pô Professor, tenho horror a Excel, mas venho às suas aulas só pra poder aproveitar suas dicas. Quem sabe um dia irei utilizá-la!". E eu ainda tenho que ouvir esse "puxassaquismo".

    Enfim, assim que conseguir inserir as fórmulas do tempo eu comunico a todos.

    Grande abraço e muito obrigado pelo comentário esclarecedor.

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    1. Poxa... KKKK

      Pessoal vai achar que eu sou doido! Mas vou usar suas palavras: "Não sou não!"

      Eu juro que tento, mas números são como drogas... Sou viciado e preciso de tratamento, estou tão viciado que você já tinha feito até previsão do meu comentário... rsrs

      Agora que percebi que você está pensando em inserir dados dos 1.200 carros do jogo na planilha, meu Deus! Se você conseguir realizar tal tarefa será algo memorável, a planilha terá um valor inestimável.

      Eu gostaria de alguma forma ajudá-lo, pelo menos na inserção/digitação dos dados dos carros, isso seria possível ou você já tem tudo sob controle?

      Talvez você já tenha visto, mas nesse link:

      http://www.kudosprime.com/gt6/carlist.php

      Há uma lista com todas as informações dos carros do jogo.

      Abraço!

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    2. Oi Raphael, tudo bem?

      O site que indicas antes tinha o nome de MyGranturismo e creio que meu cadastro ainda está ativo, tinha inserido meus dados no site mas depois deixei de lado.

      Tem as informações básicas dos carros mas nem tentei capturas essas informações pra passar pra planilha. Dá tanto trabalho ajustar esses dados que será mais fácil eu ter de digitar os dados do que copiá-los.

      Estou montando as tabelas e testando as fórmulas. Tem dado um erro que está me tirando do sério. Em determinado ponto a planilha se perde na referência e traz os dados errados da tabela. Então estou trabalhando com dados inseridos de forma manual.

      Já deves ter olhado a planilha cm as guias para os carros. Estou inserindo os dados do NSX '91 e ver os dados que são necessários e de que forma eles serão referenciados. Depois que tenho um carro com todos os dados posso montar as fórmulas, os relacionamentos, enfim, montar tudo de forma o mais dinâmica possível.

      São muitos dados a serem informados e sozinho não darei conta do recado. Em um dos meus comentários acima disse que pediria ajuda aos amigos e o farei justamente pra inserção dos dados. Mas primeiro preciso montar as tabelas, porque elas me dizem quantas informações eu tenho e olhando a tabela completo consigo visualizar as possibilidades.

      Em breve colocarei à disposição uma planilha pra inserção dos dados e aqueles que desejarem ajudar poderão dar as suas contribuições.

      Só não sei ainda como farei isso, se planilha separada, ou planilha compartilhada. Ainda estou resolvendo como farei isso.

      Desde já agradeço a tua oferta e já aceito a tua ajuda.

      Grande abraço.

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  10. Daniel bom dia!
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Acompanhando os cálculos que você e o Raphael fizeram, resolvi escrever aqui minha experiência para aumentar meus créditos. De todos os eventos que consegui fazer até agora, este foi para mim o mais fácil, rápido e prazeroso:

    Internacional A
    Como o Vento: Special Stage: Route X 750pp
    30.283,2m. 1 volta

    Para o evento usei dois carros:
    Pagani Huayra 15th Anniv '13
    694pp. 1252cv. 1.100kg
    Com todas as peças instaladas, inclusive Nitro a 50%.
    Vel. Max 500km/h. última marcha 3,371

    Chaparral 2J '70
    710pp 1055cv. 821kg
    Kit turbo de alta RPM instalado
    Vel Max 460km/h. Última marcha 4,100

    Com o Huayra fiz o evento em 3:58,096min. Cr 140.400. (200%)
    Chega a 486km/h na 1a. Reta e se mantém acima de 477km/h em todo o percurso
    Ganha com qualquer Grid, inclusive Ferrari FXX e Bugatti.

    Com o Chaparral levei um pouco mais de tempo: 4:07,450min. Cr 140.400 (200%)
    Na 1a. Reta chega a 456km/h e se mantém entre. 453 e 451km/h em toda a prova.
    Ganha fácil também com qualquer Grid, inclusive Minolta Sauber Mercedes e Pescarolo.

    Tendo em vista que ganhar créditos no GT6 não é tão fácil como foi no GT5, Cr140.400 em menos de 5 minutos é muito bom, não é mesmo?

    Mais uma vez parabéns Daniel e Raphael pela parceria! Continuem assim. É muito instrutivo para todos os que curtem o Blog.

    Um grande abraço para vocês dois.

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    1. Oi Gil, tudo bem?

      Muito legal você ter postado sua experiência! A razão entre os créditos obtidos pelo tempo de corrida que você conseguiu foi excelente, melhor do que qualquer corrida da Classe Super, por exemplo.

      Você conseguiu obter Cr. 140.400 em aproximadamente 4 minutos com Huayra, isso dá uma taxa de 140.400/4=35.100 créditos por minuto. Na Classe Super, por exemplo, a melhor taxa de créditos por minutos é dada pelo “Desafio das 20 Milhas de Willow Springs” que o Daniel fez em 11,5 minutos, o que dá uma taxa de 274.000/11,5=23.826,10 créditos por minuto de corrida. Logo, correr em Special Stage: Route X parece ser a melhor opção até agora para acumular créditos de maneira rápida.

      Obrigado por compartilhar essa excelente dica!

      Abraço!

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    2. Oi Gilda, tudo bem?

      Estou preparando uma outra aba para a planilha pra fazermos uma análise em separado dos eventos, pra facilitar um pouco a interpretação dos dados. Tem muito número e quem não está acostumado com isso acaba se perdendo "nas contas". Vou organizar uma Guia de forma a escolher um determinado evento e este evento é mostrado isolado dos demais e então poderemos olhar com mais atenção e focado.

      Mas isso exige tempo e disposição. Essas duas coisas estão começando a ficar diminuta pra mim, mas pretendo fazer isso logo. Além disso, ainda estou trabalhando na Guia dos carros. Enfim, quem procura, acha.

      Dispensa qualquer comentário meu a tua dica porque o Raphael já o fez com maestria.

      Grande abraço.

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    3. Oi Gilda, tudo bem?

      Se diminuíres um pouco mais a última marcha, 3,100, vais conseguir uma velocidade final um pouco maior, 492km/h e vais baixar uns 3 segundos a volta.

      Grande abraço.

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    4. Valeu, Daniel!

      Cheguei a 490 km/h.

      Tempos:
      Huayra. 3:56,485
      FXX. 4:32,979
      Bugatti. 4:33,019

      Obrigada pela sugestão!

      Bom fim-de-semana!
      Abraço

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    5. Gilda, Boa Tarde!!!

      No Huayra você mudou algo da suspensão? Teria como postar a configuração que você usa, vou tentar por o cambio no máximo e mudar o final para 3100 e ver se consigo chegar a essa velocidade. Eu usava muito a Buggatti mas nas curvas a mesma eu tenho q baixar a velocidade para 350km/h ( na reta com nitro consegui alcançar 518 km/h) senão ela não virava ai sempre fazia na casa do 4:15, ai li o seu post e fui testar o Huayra e consegui fazer em 4:08.

      Um Braço,
      Fabiano

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    6. Oi Fabiano, tudo bem com você?

      Não mudei nada na suspensão, nem sei mexer com isso.
      Instalei todas as peças possíveis e troquei o óleo dele.

      Instalei caixa de marchas e aí eu fui alterando aos poucos.

      Puxei a velocidade máxima para 500 km/h e as 4 primeiras marchas, levei para a direita até o fim. Ficou assim:

      Velocidade máxima. 500 km/h

      1a. 4,726
      2a. 3,069
      3a. 2,010
      4a. 1,429
      5a. 0,866 (é a menor velocidade)
      6a. 0,700. (é a menor velocidade)
      7a. 0,553
      Última marcha. 3,371
      Com isso consegui na 1a. Reta. 486km/h com o vácuo, depois da primeira curva se manteve em até 477km/h

      Com a sugestão do Daniel de diminuir a última marcha para 3,100, consegui 490km/h na primeira reta e depois da 1a. curva manteve os 480/479 km/h.

      Esses valores eu consegui com tentativas e erros. Fui alterando as marchas aos poucos. Li aqui no Blog, que a 5a. Marcha estava muito longa e que o carro ficava lento, por isso deixei ela e a 6a. no mínimo e só alterei a 7a.

      Deu certinho pra mim. Espero que dê também para você.

      Reserve 3 corridas para repor a carroceria, porque começa rapidinho a se deteriorar e o carro volta a ficar lento. Quando perceber que os pp. Abaixaram de 694, troque o óleo.

      Boa sorte!

      Um grande abraço

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    7. Gilda, Boa Noite!!!

      Vou fazer os testes aqui, também não sei mexer em nada nem vlw pela dica da carroceria pois realmente a minha já está deteriorada. Acho que essa corrida é a mais fácil para se conseguir os créditos.

      Um abraço.

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  11. Olá a todos. Eu peço a gentileza dos amigos do blog para me arem uma dica de um carro que se possa equipar para fica com 500PP e 400HP. Eu equipei um Volkswagen Scirocco e ficou bom, porém acho que fala algo, talvez um bom setup. Seria pedir demais alguém me passar um setup para ele, pode ser somente isso o problema dele. Abraço!

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    1. Cara, Eu gosto muito do Suzuki GSX. Ele é barato e debulha outros carros de mesmo PP... E dá pra acertar bem entre uns 400 e 550pp.

      Só não vai dar pra usá-lo quando não puder ser tração MR. De resto, dá.
      Quando tem exigência de tração FF, eu gosto bastante de pegar o Honda Integra. O comportamento dele parece muito o de carros FR, é incrível e anda muito bem (e vale a pena ler a história desse carro).
      Outra coisa: Pra aumentar o PP, prefira sempre reduzir o peso antes de aumentar a potência. Um carro mais leve freia melhor, exige menos da suspensão e é mais fácil de controlar. Pelos testes que fiz, vale mais a pena sempre.
      Abraços!

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  12. Daniel e Raphael, boa tarde!
    Repararam que agora é possível comprar Créditos do jogo com a conta da PSN? Tá explicado o porquê de ter ficado mais difícil na versão nova.
    Aliás, acho que o GT5 acaba sendo um jogo mais cativante por ser bem mais trabalhoso de chegar ao "final".

    Abraços!

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    1. E aí tchê, tudo bem?

      Tchê, eu já tinha visto quando comprei meu GT6 e vasculhei o jogo todo, entrando em todas as opções possíveis, e depois que fiz as licenças então liberei tudo mesmo e foi possível ver, de fato, todas as opções do jogo. Algumas vieram com as atualizações, mas esta que te referes já veio com o jogo do disco.

      Olhando friamente a opção de comprar créditos até dá pra entender porque está lá. Sempre tem aquele jogador que quer comprar todos os carros que mais gosta e em seguida pra poder usá-los nas corridas, desafios, etc.

      Este recurso acabou perdendo o sentido quando lançaram o jogo com a falha dos 20.000.000. Até postei aqui no Blog sobre o assunto e quem foi rápido conseguiu fazer e quem não conseguiu ler a tempo acabou perdendo a oportunidade de comprar praticamente todos os carros do jogo e sem ter de jogar e jogar pra acumular créditos.

      Hoje já não é mais possível fazer o esquema porque quando voltas pra versão atual os dados não são reconhecidos, aliás, tanto a ida quanto a volta do esquema tem diferença de dados agora. Então acabou a mamata quando lançaram a versão 1.3 ou 1.2, não tenho certeza.

      No entanto, até que não está tão ruim assim acumular créditos, com um pouco de paciência e fazendo as corridas certas dá pra juntar ótimos créditos.

      Apesar disso tudo, concordo contigo quando dizes que o GT5 é mais cativante. Já platinei o GT6 em 3 contas minhas e pra não ter de fazer novamente as corridas nessas contas acabei iniciando o jogo em uma quarta conta. Ou seja, chega um determinado ponto que deu, acabou, não tens mais o que fazer e aí se torna sem graça o jogo.

      Eu diminui bastante meu ritmo no GT6 porque não tenho aquela "fome" de ficar baixando meus tempos nos sazonais de contra-relógio, tentando superar meus amigos. É bacana fazer a primeira vez, olhar o que fizeram de tempo, tentar fazer o ouro e depois dar mais uma ou duas voltas pra ver o que dá pra baixar e deu.

      Enfim, faz parte. Grande abraço.

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    2. Ola Daniel/ Tchê tudo bem com vocês?

      Concordo com vocês na questão do GT5, eu comecei a jogar no GT5 era cru de tudo não sabia nada, pastei muito tempo pois não sabia que jogar online aumentava os créditos, não sabia afinar carros não sabia nada e como sou ate hoje era muito braço duro, então ir passando as fases do jogo era dificílima um absurdo para mim de difícil, fora que o que gastava para equipar os carros não ganhava nos prêmios das corridas, e ainda na época eu gastava ainda mais que o necessário, pois comprava todas opções de turbo, depois de muito tempo que conheci o blog do Daniel que ai passei a pegar umas dicas ganhar uns carros pegar carros emprestados, ganhar mais bônus ai a coisa deslanchou mais chegar a 40/40 era suado não era tão fácil, as licenças eram dificílimas das 60 acho que tinha 2 ou 3 com ouro, agora o GT6 só não tenho todas licenças ouro na Classe Super mais acredito que de para tirar não peguei com afinco para tirar tudo ouro pois como jogo pouco ainda tenho tantas outras coisas para fazer no GT6, mais as licenças do GT6 são bem mais fáceis os sazonais acredito também, o jogo em si você já começa o jogo com 25 super carros que te ajudam na maioria das provas, no GT6 os carros tem preços bem menores, tem todos a disposição você quer o carro esta lá e tirando os de 20.000.000,00 todos os outros você terá o credito para comprar, no GT5 era bem mais difícil comprar carro que ate me animei e fui atrás e consegui todos no GT6 como esta ali na prateleira, nem tenho comprado carros, e a questão dos créditos devo estar com quase 80% acho do jogo e até o momento não me faltou credito para nada e nem deve faltar no GT5 sempre me faltava credito, lembro de ter feito numeras voltas em nurburgring com a MacLaren F1 Fina 650 PP, era show de bola, claro que o GT6 tem sua graça mais no fundo acho que o GT5 como disseram mais era mais cativante te prendia mais na época do GT5, jogo sem parar o GT6 ja é bem diferente.

      Resumindo para mim que era sem noção nenhuma o GT5 era muito mais difícil porem muito mais atraente de jogar que o GT6, mais o GT6 para mim ainda parece que não esta pronto até o momento esta dando muito pau com servidores e coisas do tipo acho que ele será mais atraente, eu ainda espero o conteúdo do Ayrton, quando sair isto acho que todos os mais velhos como eu que jogam e acompanharam muito o Ayrton vão se interessar mais pelo jogo, detalhe eu estou falando assim do GT6 mais não é que eu não goste do GT6 pois é o único jogo que venho jogando desde o lançamento do jogo.

      Abraços

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    3. Oi Alex, tudo bem?

      Quando respondi ao Tchê, eu ainda não tinha ido dormir, estava de virada, como agora, são 9:50 e ainda não fui dormir, estou de virada também, mas não jogando, e sim ajustando a planilha.

      Então, acabei deixando algumas coisas sem comentar na minha resposta, mas que lendo a tua relembrei.

      Creio que abaixo do ícone dos desafios do Vettel virá os desafios do Senna. Tem espaço pra mais dois ícones, então creio que o próximo será o do Senna.

      Creio também que, assim como aconteceu com o GT5, acontecerá com o GT6, virá a atualização 2.0. No GT5 foram inúmeras mudanças e opções adicionais no jogo e creio que no GT6 não será diferente, porque tem muita coisa que foi prometida mas que ainda não está disponível.

      No bom português, estão empurrando "garganta abaixo" esta versão que está disponível, que contém alguns erros, pequenos, mas tem, mas que também não tiram totalmente o brilho do jogo, porque é um jogo sensacional. Estão mudando o jogo a "conta gotas" e isso acaba frustrando um pouco os jogadores mais "rápidos no gatilho", porque acaba perdendo a graça... "Já fiz tudo. E agora? Vou fazer o quê?". Bem, tem maluco que inicia uma quarta conta no GT6, mas simplesmente por não ter outra opção de jogo.

      Então, hoje, o GT6 está em "banho Maria". Não tenho dúvidas que muita coisa legal está por vir, mas enquanto não vem...

      Grande abraço.

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    4. Olá Daniel olá pessoal.

      Concordo com com vocês sobre o GT6 e o GT5. já fiz tudo que tinha pra fazer no GT6 todos os desafios,carteiras,corridas,drift e etc tudo com ouro. A unica coisa que me deu trabalho foi o ultimo coffe break de drift. mas até ele fiz ouro. Não estou aqui pra falar mal do jogo muito pelo contrario é um baita jogo mas acho que não supera o GT5, diria que é um empate tecnico entre eles. Ainda não platinei, me falta o troféu autobanh. esse é tranquilo vai vir com o tempo pois não vou ficar correndo "de graça" só pra ganhar ele. Assim que novos conteúdos forem vindo pro
      GT6 eu com certeza conquistarei esse troféu.
      Estou a alguns dias sem jogar o GT6 só entro pra ganhar o bonus de 200% e saio não tenho mais nada pra fazer. não me motiva ganhar dinheiro e comprar os carros como fiz no GT5. Lá no GT5 comprei todos nesse não to afim. Tudo é bem mais fácil que o GT5.
      No GT5 só me falta as corridas de suzuka e nurburgring do desafio do Vetel pra platinar pois só consegui bronze nas duas, já em monza peguei o ouro. passei quase 1 ano jogando no GT5
      pra chegar a onde cheguei, já no GT6 1 mês e meio já deu pra fazer tudo. e olha que tenho pouco tempo pra jogar. Claro que agora tenho a experiencia do GT5, mas mesmo assim nesse quesito ele ficou "fraco" pensei que seria no mesmo nivel do GT5.
      Por falar em GT5 tenho jogado os ultimos sazonais e não tenho conseguido passar do sazonal dos carros Britanicos leves, to achando muito difícil só consegui ganhar 1 corrida até agora. ja usei varios carros e afinações mais não consigo bater o elise 110 sport 98. tá dificil mesmo. ai fica a dica se alguém tiver afim de ter umas boas corridas façam esse sazonal no GT5 e me digam como conseguiram passar, pois to precisando de uma ajuda pra passar esse sazonal. Um abraço a todos e tudo de bom

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    5. Gleison,meu camarada poste no blog do gt5 que eu te digo como.passei esse sazonal,não sei se fica legal responder aqui no blog do gt6,abraços!

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  13. Ola Daniel e o povo que o segue,

    Pra mim pra ganhar dinheiro rápido to fazendo assim, desde quando liberou o campeonato de Red Bull standard, to ganhando dinheiro por la, todo dia antes de jogar on line, dou uma corridinha nesse campeonato de Red Bull Standard, ao todo com login diario de 200% você ganha 2,4 milhões. Em uma semana correndo pelo menos 1x por dia esse campeonato vc ganha 17 milhoes. E assim vou indo, ja estou com quase 400 carros. vlw gtzada!!! Parabens Daniel pelo novo blog, abraço!

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  14. Caro amigo Daniel, na matéria tem alguns link´s para a tal planilha, mas não sei qual baixar, ou qual seria mais atual? Ou todos os links levam para a planilha mais atual?
    Tks

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    1. Olá Marcelo, tudo bem?

      O link é o mesmo e o arquivo também. A primeira planilha disponibilizada nem existe mais porque a atual substitui aquela.

      Se reparares o link é o mesmo. Eu apenas fiz uma nova referência pra não ser preciso procurar na publicação o link.

      Então respondendo pontualmente a tua pergunta, todos os links levam ao mesmo arquivo e à planilha mais atual.

      Grande abraço.

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    2. Obrigado Daniel...! Você é o MESTRE...!

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  15. Olá aos amigos.

    Lendo algumas das publicações sobre maneiras de ganhar credito mais rápido, gostaria de saber o que é o login de 200%, que permite ganhar mais créditos. obrigado

    abraços

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    1. Olá Marcelo, tudo bem?

      Pela pergunta que fazer, deduzo que não jogues on-line e provavelmente nem tenhas o teu PS3 conectado à internet, porque inevitavelmente verias o bônus de início de sessão aparecer na tela. Sendo assim, partirei do princípio que não tens, de fato, o PS3 conectado à internet.

      Quando o PS3 está conectado a internet, iniciamos a sessão na PSN e ao entrar no GT6 iniciamos a sessão no próprio GT6 e a cada dia que fazemos isso de forma seguida aumentamos a quantidade de bônus recebida nas premiações.

      No primeiro dia ganhas 110%, no segundo 130%, no terceiro 150%, no quarto 170% e no quinto dia seguido ganhas os 200%. Cada dia que não inicias a sessão o bônus retrocede e conforme fores conectando seguidamente ele vai aumentando outra vez até o máximo de 200%.

      Mas pra teres este bônus precisas conectar o teu PS3 à internet e entrar no GT6 todos os dias, pra chegar até os 200% e mantê-los sempre em 200%.

      Se tens o teu PS3 sem estar conectado à internet, nem o teu sistema PS3 está atualizado, nem os jogos, incluindo o GT6 que já tem 5 atualizações desde o seu lançamento. Estás perdendo uma quantidade boa de bônus, não só em % mas também de carros também.

      Grande abraço.

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    2. Daniel,

      Eu não tinha acesso ao PSN.Meu vizinho que manja veio aqui, ja ligamos ele na net e criamos a conta. Apos p login ele deve ter ficado uma hora rodando downloads e atualizando coisas, muita coisa nova! Sim, ja visualizei o bonus de 110% inicial, e as instruções para chegar no 200% como voce disse. Tive acesso tambem ao codigo para os 25 carros. Ja tinha feito metade da categoria IA, e me perguntando como iria conseguir fazer campeonatos como Historic Cars, esses carros novos irão ajudar. Enfim vida nova! agradeço tua ajuda mais uma vez parcero!

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    3. Olá Marcos, tudo bem?

      Bem-vindo ao mundo on-line do Gran Turismo! Terás vida nova a partir de agora.Agora tempo pra jogar nos limites do jogo!

      Boa sorte por ai. Grande abraço.

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    4. Olá Marcos, tudo bem?

      Bem-vindo ao mundo on-line do Gran Turismo! Terás vida nova a partir de agora.Agora tempo pra jogar nos limites do jogo!

      Boa sorte por ai. Grande abraço.

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  16. Bom dia Marcelo,

    A planilha nao esta mais disponivel, ouve alguma coisa??

    nao estou consiguindo visualizar ela!

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    1. a ultima planilha

      https://www.dropbox.com/s/in9wmz616t5uyax/Corridas%20GT6.xlsx

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    2. Olá Fritz, tudo bem?

      Este link é o antigo e não existe mais, é da primeira planilha. Há uma segunda mais aperfeiçoada e completa. O link encontras nesta publicação, mas coloco aqui também pra conseguires mais rápido. Vou procurar nas publicações o link a que te referes e mudá-lo.

      Grande abraço.

      https://www.dropbox.com/s/fc2gi4dm40gr3o7/Corridas%20GT6%20Estruturado.xlsx

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    3. amigo cliquei neste link e está de novo fora do ar :(

      estou preparando uma tbm , mas vai ser de performance de carros e tunagem por pp

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    4. Olá Dave, tudo bem?

      Pra mim aqui não deu erro, mas posso enviar por e-mail pra ti se desejares. Envie um e-mail pra daniel.granturismo@hotmail.com solicitando a planilha que envio pra ti.

      Grande abraço.

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