Olá a todos, tudo bem?
Outro dia perguntaram-me que carro eu usei pra vencer o Campeonato Mundial de GT, aquele que aparece na Internacional A pra liberar a Licença S. No mesmo dia, perguntaram-me, no Blog do GT5, se eu já tinha uma resposta para o ajuste das marchas para os carros do GT6, e ainda com relação aos novos valores usados no GT6 para os ajustes da suspensão.
No GT5 temos a planilha que nos ajuda bastante no Ajuste de Marchas e quando veio o GT6, e mudou o esquema, acabamos perdendo o referencial pra fazer os mesmos ajustes.
Mas estamos enganados, podemos sim utilizar a mesma planilha pra fazer o Ajuste de Marchas no GT6.
Em função da pergunta que me fizeram sobre o Campeonato Mundial de GT, resolvi que iria fazer novamente o campeonato mas agora na conta do meu filho e utilizaria o mesmo carro, o Audi R8 Race Car '01. Mas antes de começar a fazer o campeonato fui olhar os valores padrões do carro no GT5 e anotei os dados.
Em seguida que comecei a colocar os dados na planilha eletrônica, pra tentar encontrar a relação das mudanças, lembrei do Raphael Corrêa. Como seria bacana se ele estivesse ao lado pra analisar os números que estava descobrindo e como num passe de mágica ele revelaria o que estava por trás desses números, porque eu ainda não consegui achar uma lógica para os incrementos. Até encontrei uma relação mas aplicando-a numa projeção não bateu com os valores encontrados no jogo.
Pra entenderem melhor, tentarei explicar o que fiz...
Esta publicação ainda sofrerá alterações, porque vi apenas a relação das marchas. Depois verei a relação dos valores da suspensão. Então esta primeira parte refere-se somente ao Ajuste de Marchas no GT6.
Ajuste de Marchas no GT6
Valor padrão para cada marcha
Tanto no GT5 quanto no GT6 o valor padrão pra cada marcha é o mesmo, ou seja, não mudou a relação de uma versão para outra. São eles:
1ª - 3.500
2ª - 2.261
3ª - 1.611
4ª - 1.207
5ª - 0.951
6ª - 0.788
Fazendo uso da planilha pra ajustes de marchas no GT5, tínhamos que fazer o seguinte pra ajustar as marchas:
Primeiro inserir os valores da Potência Máxima, neste caso do R8 770CV, depois o valor do Binário Máximo, neste caso 90,6, depois inserir o maior valor da primeira marcha e por último o menor valor da última marcha. Mas esses dois valores, máximo e mínimo, pra serem conseguidos, precisamos primeiro colocar a relação final no máximo e a velocidade máxima no mínimo, porque assim teríamos os valores corretos pra serem inseridos na planilha.
Depois de inserir os valores máximo, neste caso 3,586 e mínimo, neste caso 0,709 a planilha calcula o valor de cada marcha que neste caso são:
1ª - 3.525
2ª - 2.347
3ª - 1.782
4ª - 1.377
5ª - 0.101
6ª - 0.895
Depois de inserir esses valores em cada uma das marchas, então ajustamos o valor da relação final pra alcançarmos a velocidade máxima final desejada. Ajustando a relação pra 3.050 a velocidade final fica em 391.
Comparando os dados
Quando você faz este processo no GT5, quando coloca a relação no máximo, os valores das marchas não mudam, mas quando você coloca a velocidade máxima no mínimo os valores vão mudando conforme você for diminuindo. Tanto no GT5 quanto no GT6 os valores diminuem de 10 em 10.
O valor padrão nos dois é 380Km/h de Velocidade máxima. Quando você ajusta a velocidade no mínimo, 240Km/h, os valores das marchas passam a ser esses no GT5:
1ª - 3.020
2ª - 2.123
3ª - 1.990
4ª - 1.245
5ª - 1.020
6ª - 0.873
E no GT6 também. Quando diminuir a velocidade máxima, os valores de cada marcha será o mesmo. Além desses valores serem iguais, os intervalos de cada marcha também é igual, tanto no mínimo quanto no máximo. Veja os valores:
1ª - 2.661 - 3.586
2ª - 1.909 - 2.481
3ª - 1.452 - 1.803
4ª - 1.155 - 1.383
5ª - 0.961 - 1.110
6ª - 0.709 - 0.931
Então se é o mesmo, a planilha serve também pra ajustar as marchas no GT6.
Então como fazer?
Pra fazer o Ajuste de Marchas no GT6 siga os passos:
Defina o valor da Última Marcha no máximo, neste caso 5.000
Defina o valor da Velocidade Máxima no mínimo, neste caso 240Km/h
Quando você baixar a velocidade para 240 os valores de cada marcha mudará e passará a te dar um novo intervalo de ajuste. Então...
Vá até a primeira marcha e veja o valor máximo e anote na planilha.
Vá até a última marcha e veja o valor mínimo e anote na planilha.
Anote também a Potência Máxima e o Binário Máximo.
Feito isso, a planilha calcula o valor de cada marcha. Então ajuste o valor de cada marcha baseado nos valores que a planilha fornecer.
Mas, e a última marcha?
No GT5, temos o ajuste da velocidade final sendo mostrado conforme diminuímos o valor da relação final. No GT6 não temos esta facilidade.
Como fazer então!!!
Não é complicado! Não veremos o valor da velocidade final sendo mostrado, mas poderemos ter uma ideia de até onde ir. É tão preciso quanto no GT5, apenas que ficaremos tentando imaginar o quanto definimos de velocidade final.
Mas tem uma maneira de nos situarmos!
Depois de ajustar cada marcha, ajuste a Última marcha. Ela está em 5.000 no momento, então comece a diminuir e observe o seguinte no gráfico à esquerda, tem as barras inclinadas para a direita em amarelo representando cada uma das marchas e tem também uma barra horizontal em azul representada pelos rpm. Diminua a relação até a última barra, a da sexta marcha, encontrar a barra azul, ou seja, terás a intersecção das duas linhas no final do quadro do gráfico. Quando começas a diminuir, a barra amarela termina acima da barra azul, conforme vais diminuindo a relação a barra amarela vai se aproximando da barra azul e do final do quadro do gráfico. Pra fazer equivalência com o GT5 precisas diminuir a relação até as duas barras se encontrarem no final do quadro do gráfico, que neste caso seria o valor de 3.100 para a Última Marcha.
Esta intersecção é apenas um referencial. Agora tens que testar na pista pra ver se o valor está de acordo com a pista e com a velocidade final que vais alcançar.
O que importa neste diálogo todo é o ajuste das marchas. Seguindo a sequência sugerida vais conseguir ajustar as marchas do carro utilizando a mesma planilha que usavas no GT5.
Eu não tinha mais usado a planilha, mas a partir de agora vou retomar a utilização dela, porque dá certo.
Se você ainda não tem esta planilha, então copie e cole o endereço abaixo na barra de endereços do seu navegador e baixe a planilha.
https://www.dropbox.com/s/oofyzxisa85xha5/Ajuste%20de%20Rela%C3%A7%C3%A3o%20de%20Marchas%20GT5.xlsx
Próximo desafio
Agora que já sabemos como utilizar a planilha para Ajuste de Marchas no GT6, temos de ver como ajustar a suspensão. Será meu próximo desafio, entender como funciona o ajuste de suspensão.
Em breve complementarei esta publicação falando sobre a suspensão.
Um grande abraço a todos e até a próxima.
Daniel, bom dia!
ResponderExcluirQue bom!
Fico contente em vê-lo novamente postando suas experiências. Estava fazendo muita falta!
O Sazonal A-Spec em Suzuka Circuit não está fácil conseguir ouro sem nenhuma afinação do carro, pelo menos pra mim. Já tentei com vários carros sem nenhum sucesso. O máximo que consigo é bronze. Você tem alguma sugestão?
Às vezes nem vale à pena jogar esses sazonais. É muita mão de obra por pouca recompensa. Se não fosse pela experiência deixaria pra lá.
Grande abraço Daniel e uma boa semana!
Oi Gilda, tudo bem?
ExcluirOntem, depois que comecei a ver os valores no GT5 e anotar na planilha e ver as semelhanças comecei a sentir uma comichão nos dedos pra escrever no Blog e compartilhar com os amigos. Ainda tenho que olhar a suspensão porque os intervalos são diferentes e as unidades de medida também, mas certamente há uma equivalência e vamos encontrá-la.
Os Sazonais A-Spec eu já fiz os 3 na conta do meu filho, falta fazer nas minhas agora e o carro que usei pra correr em Suzuka foi o McLaren F1 '94. Instalei as peças aerodinâmicas nele e ainda acrescentei peso pra chegar aos 600PP, [Peso: 92Kg - Posição: -49]. Habilitei todos os assistentes e coloquei tração em 2 e por fim coloquei os Pneus Esportivos Suave.
Gilda, neste sazonal tens que ter paciência porque ele está com problemas. Os carros não estão se comportando de forma normal. Fiz umas 3 vezes este sazonal até conseguir, mas em todas elas algum problema aconteceu. Na primeira vez, na última volta, bateram com tudo na minha traseira na curva depois da reta dos boxes e fui parar na areia e todos me passaram, eu estava ultrapassando o segundo. Na segunda vez, a mesma coisa mas numa curva mais adiante, também o carro de trás veio com tudo de me jogou fora da pista. Na terceira vez na longa reta o carro me passou como se eu andasse passeando na pista e depois no final antes da chicane ele estava preso nos blocos e então eu passei ele e venci.
Então tenta errar o menos possível e te aproximares dos carros na frente e fica cuidando pra não te baterem e não desiste, porque este sazonal está muito maluco.
Usei o carro sem modificações, mas depois vejo uma afinação pra ele e compartilho aqui no Blog.
Grande abraço.
Muito obrigada Daniel, pelas dicas. Vou tentar novamente.
ExcluirGrande abraço
Oi Gilda, outra possibilidade pra facilitar a vitória é a escolha do Grid. Tem Grid que é difícil mesmo e tem Grid que é um pouco menos difícil. Não tem Grid fácil ainda mais quando os carros na frente tem originalmente mais de 600PP e nós temos que limitar o carro a isso. Enfim, está muito doido este sazonal, mas dá pra ganhar.
ExcluirVeja o Grid que encontrei e que achei menos difícil de ganhar;
McLaren F1 '94 - 636CV - 608PP
Enzo Ferrari '02 - 660CV - 584PP
MP4-12C '10 - 600CV - 581PP
Viper SRT10 ACR '08 - 612CV - 580PP
One-77 '11 - 760CV - 580PP
SLR Mclaren '03 - 625CV - 576PP
SLR McLAren '09 - 626CV - 576PP
Zonda C12S 7.3 '02 - 550CV - 565PP
ZZII '00 - 550CV - 572PP
Ford GT '06 - 558CV - 567PP
Viper GTS Launch Edition '13 - 649CV - 566PP
Agora olha os PPs de outros carros que aparecem no Grid.
Huayra '11 - 730CV - 618PP
Cerbera Speed 12 '00 - 811CV - 618PP
Então quando esses carros aparecerem, apenas saia da corrida e entre novamente pra mudar o Grid.
Algumas dicas pra ajustares a McLaren:
Suspensão:
Altura do Solo: 70 / 70
Cambagem: 1,5 / 1,5
Transmissão: (Última marcha no máximo [5.000]; Velocidade Máxima no mínimo [240] e então ajusta as marchas)
1ª - 3,535
2ª - 2.353
3ª - 1,787
4ª - 1,381
5ª - 1,104
6ª - 0,897
Depois de ajustar o valor de cada marcha, ajusta a Última Marcha para 3,350.
LSD: 10 / 15 / 20
Carroceria:
Força Descendente: Traseira 470 (precisas instalar o Aerofólio)
Minha instalação é esta: (Aerofólio Traseiro Personalizado)
Suporte: F Comum
Aerofólio: G Pequeno
Asas Secundárias: N Pequeno
Peso do Lastro: 92 Kg
Posição do Lastro: -49
Assistentes Ligados; Tração em 2; Pneus Esportivos Suaves
Grande abraço e boa sorte:
Gilda, este Grid é mais fácil ainda de ganhar...
ExcluirAventator LP 700-4 '11
Enzo Ferrari '02
One-77 '11
SLR McLaren '03
Murciélago LP 670-4 SuperVeloce
SLR McLaren '09
Corvette ZR1 (C6) '09
Zonda C12S 7.3 '02
ZZiII '00
Viper GTS Lauch Edition '13
Viper GTS '13
Oi Daniel. Consegui!!! Ufa!
ExcluirCom a afinação que você sugeriu e o Grid abaixo, consegui vencer com uma diferença de +00,164 da MP4-12C '10.
Este Grid:
McLaren F1 '94
Aventador LP 700-4 '11
Enzo Ferrari '02
MP4-12C '10
Viper SRT10 ACR '08
One-77 '11
Murciélago LP 670-4 Super Veloce
SLR McLaren'03
Zonda C12S 7.3 '02
Ford GT '05
Viper GTS Launch Edition '13
McLaren F1 '94 (G.Winarski)
Muito obrigada Daniel pela sua ajuda, sem ela não conseguiria mesmo.
Um grande abraço
Daniel, boa tarde!
ExcluirEsqueci de lhe dizer, não sei se você já sabia, mas duas coisas interessantes acontecem nesse Sazonal:
-Se você não vence a corrida não é computado no seu status como corrida perdida;
-Você recebe os créditos, como acontecia no GT5, tantas quantas vezes finalizar a corrida, ganhando ou não. Claro que proporcional ao lugar em que chegou. 1º, 2º.........
Menos mal, não é?
Estou torcendo para que continue assim nos próximos A-Spec.
Um grande abraço
Isso mesmo Gilda, as corridas A-Spec dos Sazonais não são computadas no Status e os prêmios são ganhos a cada vez que se faz, como já era no GT5. Como são eventos novos no GT6 estamos descobrindo como eles estão vindo.
ExcluirCertamente os próximo A-Spec terão os mesmos critérios. E ainda tem os B-Spec pra aparecerem!
Grande abraço.
Olá. Sou o Marcelo e usei o gm corvette pra correr o campeonato e venci todas as corridas. Não foi fácil.
ResponderExcluirOlá Marcelo.
ExcluirJá tentei com esse carro, mas não consegui ouro. Os carros da frente parecem ter asas.
O primeiro e o segundo sazonal consegui ouro com facilidade, mas esse terceiro tá complicado. Como diz o Daniel na resposta acima esse Sazonal está maluco.
De qualquer forma muito obrigada pela sugestão.
Abraço e boa semana
Olá Daniel, como vai?
ResponderExcluirAinda bem que você divulgou sobre esse tema, uma coisa meia que complexa para mim.
Apesar de suas explicações sobre o ajuste de cambio/GT6 estarem claras não consegui e não sei o que estou fazendo de errado.
Peguei com exemplo um carro original, o RX-7 Spirit R Type A (FD) ´02, e fui lá tentar mexer nas relações de marchas:
Referências Originais (sei lá se estou pegando os valores corretos):
P. Máx. 297
B. Máx. 33,9
PP 485
CV 297
Colocando na planilha os valores acima, deu o seguinte resultado nas relações:
1ª)3115,365
2ª)1817,572
3ª)1272,416
4ª)911,975
5ª)684,030
6ª)524,457
Só que, quando fui mudar na configuração do carro, da terceira marcha em diante, o mínimo é maior que o resultado da planilha.
Abaixo o mínimo dos valores no câmbio original:
3 ª)1379
4 ª)1111
5 ª)934
6 ª)693
Se puder me ajudar, agradeço, pois não sei o que estou fazendo de errado.
Abraço,
Marco
Olá Marco, tudo bem?
ExcluirDesculpa pela demora na resposta... Mas creio que o que está errado são as informações que estás passando para a planilha e por isso não encontras os valores.
Não importa o carro que vais usar pra fazer o ajuste, vai funcionar da mesma forma pra todos. Mas precisas informar os valores certos.
Pelo que escreves no teu comentário, está faltando duas informações e que são importantes, que são o valor máximo de ajuste de marcha da primeira marcha e o valor mínimo da última marcha, que creio que no carro que deves estar usando, o RX7, seja a quinta.
Os PP não precisam ser informados na planilha. Precisas desses valores:
Potência Máxima: 297CV e que depois repetistes mais abaixo CV 297; é a mesma coisa
Binário Máximo: 33,9
Agora precisas do valor máximo da primeira e do valor mínimo da última. Esses valores tu consegues desta forma:
Coloca a Última Marcha no Máximo, que deve ser 5.000 ou mais.
Depois então coloca a Velocidade Máxima no Mínimo que deve ser abaixo de 200km/h
Depois que fizestes esses dois passos então encontrar os valores máximo e mínimo que precisas pra inserir na planilha. Depois que inserir então a planilha vai calcular todas as marchas.
Neste caso específico que o carro não tem tanta potência como o R8, terás de fazer um ajuste da última diferente do que citei, porque não será preciso ir a'te o final do quadro do gráfico.
Então diminui o valor da Última Marcha de forma a todas as barras amarelas das marchas ficarem tocando o começo da barra na barra azul, ou seja, elas ficam tocando a barra azul.
Pelos CVs creio que não vai ficar bom o ajuste se fores até o final. Isso é o que estou imaginando. Não tenho como entrar no PS3 e ver de perto, mas quando for possível eu vejo e se necessário eu te digo mais alguma coisa.
Grande abraço.
Oi Daniel,
Excluireh...não sei o que estou fazendo de errado, segui rigorosamente sua instrução, única coisa que fiz de diferente foi instalar a transmissão personalizável de 6 marchas, o original tinha 5 marchas.
Esse carro peguei aleatoriamente, como exemplo, para essa alteração da transmissão conforme tabela, mas novamente, não sei o que faço de errado.
Vou tentar novamente.
abraço,
Olá Marco, tudo bem?
ExcluirComprei o RX-7 pra fazer o ajuste na marcha e poder te ajudar a fazer os ajustes utilizando a planilha. Sem a Caixa personalizável não é possível mesmo fazer o ajuste, então tens de comprar e instalar no carro. Farei somente o ajuste da caixa do RX-7 e veja se os valores vão bater com teus ai.
O RX-7 tem por padrão as seguintes marchas:
1ª - 3,483
2ª - 2,015
3ª - 1,391
4ª - 1,000
5ª - 0,762
Velocidade Máxima não definida e Última Marcha em 4,300.
Instalando a Transmissão Pesonalizável o carro fica assim:
1ª - 2,851
2ª - 1,944
3ª - 1,430
4ª - 1,102
5ª - 0,890
6ª - 0,753
Velocidade Máxima em 290Km/h e Última Marcha 4,300.
Colocando a Última Marcha no máixmo, em 5,500 e a Velocidade Máxima no mínimo, em 200km/h o valor máxima da primeira fica em 3,260 e o valor mínimo da sexta fica em 0,693. Agora é só passar esses dados para a planilha. Já sabemos que são 297CV e 34,4 o Binário Máximo.
Na planilha vais inserir:
P.Máx. - 297
B. M/ax. - 34,4
R. Máx. - 3,260
R. Mín. - 0,693
1ª - 3,115
2ª - 2,093
3ª - 1,598
4ª - 1,242
5ª - 0,997
6ª - 0,814
Eu ainda traria o valor da Última Marcha para os 4,300 iniciais e então testaria na pista pra ver como ficou.
Lembre-se que os valores inseridos na planilha são separados pela vírgula e não por ponto. Se inserires os valores com ponto não vai dar certo, então no B. Máx. é 34 vírgula 4 e não 34 ponto 4.
Grande abraço e boa sorte por ai.
Ah, segui os passos que você informa na materia.
ResponderExcluirAbraço
Bom dia Daniel,
ResponderExcluirVeja o resultado abaixo, quando eu coloco os números na planilha, dei um "control c", difere dos valores passados por vc...continuo fazendo algo errado, mas não sei o que é!
6 Marchas
P. Máx. 297
B. Máx. 34,4
R. Máx. 3260,000
R. Mín. 0,693
<1.000
Marcha Relação
1ª 3114,614
2ª 1817,134
3ª 1272,110
4ª 911,755
5ª 683,865
6ª 524,330
A planilha estou pegando do link:
https://www.dropbox.com/s/oofyzxisa85xha5/Ajuste%20de%20Rela%C3%A7%C3%A3o%20de%20Marchas%20GT5.xlsx
Abraço
Oi. Marco!
ExcluirDesculpa aí a intromissão. Você está errando na colocação da vírgula.
6 Marchas
P. Max. 297
B. Max. 34,4
R. Max. 3260,000 É aqui o problema. A vírgula é depois do 3. Fica assim: 3,260
R. Min. 0,693
Fica assim:
P. Max. 297
B. Max. 34,4
R. Max. 3,260
R. Min. 0,693
Espero não ter atrapalhado.
Um abraço
Putz Daniel, acabei de ver o que eu estava fazendo de errado, a porra da vírgula, eu estava colocando ponto.
ResponderExcluirDesculpa por ter te enchido.
Mas uma dúvida, DE ONDE VOCE TIRA O VALOR " B;M/ax.: 34,4 ?
Oi Marco, fico contente que tenhas encontrado o problema.
ExcluirEncontras o valor completo do binário no gráfico que aparece no canto inferior esquerdo nas configurações do carro, ele fica à esquerda do gráfico, na direita do gráfico encontras s CVs.
Grande abraço.
Bom dia Daniel,
ExcluirTorque é igual a Binário ?
Obrigado pelas informações acima.
Abraço
Isso mesmo, querem dizer a mesma coisa.
ExcluirMinha única dificuldade é como abrir a planilha, qual programa devo usar? Excel?
ResponderExcluirAgradeço desde já, belo tutorial!
Oi William, tudo bem?
ExcluirA planilha foi feita em Excel, mas poderás abrí-la em outro programa que reconheça o formato .xlsx, como o Calc do Libre Office.
Grande abraço.
Opa Daniel, Tudo bom?
ResponderExcluirParabéns pelo Blog. Jogo GT a bastante tempo, e ultimamente resolvi pesquisar mais a respeito, tendo encontrado seu blog. Antes ia resolvendo as coisas "na unha", testando e vendo o que dava.
A respeito deste topico, tenho algumas perguntinhas:
- As unidades de medida do seu jogo estão configuradas em CV para potência, e Kgf.m para torque?
A segunda pergunta é um pouquinho mais complicada. Passei a manhã toda olhando para a planilha que você passou, e tentando entender as relações de multiplicação, e as constantes utilizadas como fatores. Não consegui concluir nada, e tome fazer conta viu. Se puder falar, ou contar um pouco de onde sairam esses valores (as vezes não pode, ou prefere não contar, como um chef de cozinha que não gosta, de contar seu ingrediente especial, seu toque de mestre). Seria muito bacana adquirir essa experiência.
Muito obrigado pela atenção, e pode contar comigo no que precisar, apesar de pelo visto, você estar bem à frente no quesito conhecimento em GT.
Abração
Olá Rodrigo, tudo bem?
ExcluirCabe salientar que a planilha não foi programada por mim, eu apenas dei a ela uma nova aparência, mas os cálculos não são elaborados por mim. Creio que não chegastes a participar do Blog do GT5 e esta planilha vem de lá. Um amigo, o Daniel Kroeff enviou pra mim esta planilha lá em 2011 e depois o Gustavo Barbeiro desbloqueou a planilha e ainda fez uma tradução da mesma. Depois então eu peguei a planilha desbloqueada e reformatei a mesma toda condensando em apenas uma única Guia no Excel. Com o tempo acabei inserindo uma nova Guia com os valores dos Eventos Sazonais, cálculos, estes sim, criados pelo Raphael Corrêa.
Portanto, eu não tenho qualquer participação na criação dos cálculos da planilha, eu apenas uso a planilha como os demais amigos do Blog.
Então respondendo pontualmente a tua pergunta, o cálculo das marchas é calculado por um percentual de cada uma delas baseado no total permitido pelo carro. Já me fiz muitas perguntas tipo "por quê" mas também não me incomoda não saber as respostas. O que sei é que a planilha funciona e dá resultado e por isso eu, particularmente, usava no GT5 e agora estou também usando no GT6.
As medidas que uso são essas mesmas, CV e Kgf.m.
Finalizando minha resposta... Não tenho nenhum segredo na manga! Quem me dera! Se tivesse uma outra resposta pra te dar, tenhas a certeza que já teria compartilhado com os amigos. Mas não tenho uma resposta técnica pra te dar sobre o cálculo das marchas, apenas que pra mim elas fazem a diferença.
Não lembro de ter conversado com o Raphael Corrêa sobre os cálculos da planilha. Ele é matemático e creio que poderia nos ajudar a entender. Mas isso também nunca foi importante pra mim.
Grande abraço.
Opa Daniel.
ResponderExcluirObrigado pela resposta
Mal ai se pareceu que te disse que esconde o jogo. Longe disso. Vejo vc dando a maior força pra galera aqui no blog. Acho isso legal demais. Admiro mesmo.
Quanto a querer saber dos cálculos, é curiosidade mesmo. Sou doido por carros/corridas, e sempre me perguntei como calcular as relações entre marchas, pra escalonar de forma interessante.
Vou pesquisar mais a respeito, e quem sabe posso contribuir melhor nos comentários.
Brigadão!!
Oi Rodrigo, não pareceu não! Estás apenas curioso como eu e a maioria!
ExcluirSe descobrir alguma coisa compartilha conosco.
Grande abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia Daniel, tudo bem? Gostei muito do que sempre tem postado sobre o Gt6.
ResponderExcluirEstou jogando online com meus amigos a pista Route X aonde você consegue as velocidades máximas do jogo!
Tenho um Nissan GTR R35 Black Edition com 1083 cavalos, estava com final de velocidade sem nitro e sem vacuo, na reta de 473 km/h. Cheguei em ajustes apenas aumentando a velocidade máxima (no máximo) e a ultima marcha. Mas gostaria de chegar em uma velocidade maior, pois vi videos no youtube com uma velocidade superior. Fiz exatamente certinho esse tutorial seu, mas a minha velocidade final foi de 397 km/h, ou seja, ela caiu. =/
Gostaria de saber o que devo fazer para realmente deixar meu carro com a velocidade final que ele consegue chegar!
Obs: Depois de todo o processo informado pelo tutorial a velocidade máxima permanece na casa dos 200 km/h?
Muito obrigado desde já.
Oi Felipe, tudo bem?
ExcluirO ajuste de marchas postado não é especificamente para grande retas no qual o carro alcança velocidades altas. A planilha que usamos serve para as pistas comuns, as Route 7 e X não são pistas comuns e portanto precisariam de um ajuste nas marchas diferente.
Pra chegares a uma velocidade maior tens de ir esticando as marchas e a última ter um valor no qual consigas ir no máximo possível. Não tenho uma resposta agora pra te dar de qual a melhor relação de cada marcha para este carro em específico, mas posso te garantir que o ajuste utilizando a planilha não irá funcionar mesmo.
Pouco vou poder te ajudar a achar uma relação de marcha adequada pra chegar a velocidade maiores, então sugiro que pesquises na internet quem goste de fazer corridas nestas pistas e quais sugestões eles dão para as marchas.
Nem todos gostam de compartilhar os seus ajustes porque isso dá uma vantagem nas corridas, mas nem todos escondem, alguns compartilham as informações. Eu não tenho experiência neste quesito, não me atrai muito ficar buscando a maior velocidade então pouco ou quase nada poder contribuir contigo pra achares.
Se algum amigo do Blog souber como ajudar o Felipe, agradecemos.
Grande abraço Felipe.
Que pena, gostaria muito de saber como chegar nos melhores ajustes para velocidade final. Vejo videos na internet de velocidades deste mesmo carro à 560 km/h sem vácuo. Sabe me dizer como esses carros destes videos conseguem isso? Ou esses videos não são reais?
ExcluirObrigado pela resposta anterior.
Nao sei como afinar u meu type r (ep) 04, ele derrapa muito. demora muito em saida me ajuda porfavor
ResponderExcluirOlá Hugo, tudo bem?
ExcluirNo momento não estou podendo nem sequer ligar meu PS3, mas a derrapagem tu consegues resolver em dois pontos. O primeiro ajustando a suspensão, a Barra anticapotagem, se aumentares o valor vais diminuir a patinagem da roda. O segundo é ajustando o LSD, a sensibilidade de aceleração, pois valores pequenos seguram mais a roda evitando a derrapagem e valores altos liberam mais a roda fazendo com que a derrapagem da roda seja mais intensa.
Então tenta ajustar um desses valores ou até mesmo os dois.
Grande abraço.
Olá Daniel;
ResponderExcluirEstou participando de um campeonato online e estou com problemas pra ajustar meu carro para correr em Spa, você pode me ajudar?
Meu carro é uma Mercedez SLS AMG '10 e os limites são:
530 PP
400 cv
1150 Kg
Desde já agradeço sua atenção.
Olá Tiago, tudo bem?
ExcluirLamento, mas no momento não poderei ajudá-lo, estou envolvido com meu filhote recém nascido, prematuro, que está hospitalizado e requer minha presença e atenção. Nem tenho ligado o PS3 quando estou em casa e estou completamente por fora do que está acontecendo no GT6.
Quando o sufoco passar retomarei minhas atividades aqui no Blog.
Grande abraço.
Olá, Tenho um Mazda RX-7 Spirit R Type A (RD) '07 todos os upgrades no máximo.
ResponderExcluirBaixei no meu Moto G o modelo da planilha que foi solicitado, mas talvez o modelo que baixei no celular não funcione.
Gostaria de um auxílio de como posso fazer os ajustes na relação de marchas, pois não me identifiquei em tentar ajustar por conta própria.
Pesquisei no Google e encontrei esse blog que trata de todos os assuntos relacionado ao GT6.
Se puderem me ajudar o mínimo que seje, desde já agradeço.
Anteriormente fiz uma publicação mais detalhada e muito bem elaborada, mas quando fui publicar o blog pediu login, e quando fiz o login o que tinha digitado foi perdido. Então estou publicando resumido para que alguém consiga me ajudar.
Oi Jeferson, tudo bem?
ExcluirEu ainda não testei minhas planilha no celular, mas creio que terás dificuldade até pra abrí-las, principalmente a que contém a relação dos carros, pois é complexo, utiliza muitas funções e ocupa muita memória, então creio que um celular não comportaria executar as funções da planilha. Mas nunca se sabe, é apenas uma suposição minha. Por isso sugiro que utilizes um computador pra manipular a planilha. A amiga Gilda tentou fazer uso da planilha em um iPad e teve dificuldades pra manipular também, então, minha sugestão é que utilizes um computador pra fazer o ajuste da marchas.
A planilha que tenho disponibilizada está completa, com os carros, com os eventos, com tabelas de seleção e com o ajuste das marchas, mas tenho uma tabela somente com os ajustes das marchas. Tente no link abaixo fazer o download da planilha e se não conseguires envie um e-mail pra mim que envio a planilha pra ti, meu e-mail é este [daniel.granturismo@hotmail.com]. Mas tente fazer o download pela link abaixo. Na planilha tem o passo a passo pra ajustar as marchas mas aqui nesta publicação está melhor explicado. Se tiveres alguma dúvida é só falar ou se não conseguires ajustar as marchas podemos agendar um dia e hora e fazemos isso on-line.
Grande abraço.
Link para planilha pra Ajustes de Marchas (somente ajuste de marchas) - Copia e cola o endereço abaixa na barra de endereço do teu navegador pra baixar a planilha.
https://drive.google.com/file/d/0BxAaj0UIdil0MVdPQ3hwZ1YtZjg/view?usp=sharing
OK, muito obrigado por responder.
ExcluirVou tentar no computador sim, certamente é uma opção melhor.
Também visualizei sobre uma dúvida que tenho e uma outra pessoa também divulgou, que é sobre o Binário que também significa o mesmo que Torque na planilha.
Consegui usar a planilha no Moto G.
ResponderExcluirUma sugestão do Google me ajudou, solicitando um download do aplicativo de planilhas em parceria com a Excel/Google.
Seguir as instruções sobre a relação das marchas, e meus carros se comportaram muito bem nos seguintes percursos:
- Nürburgring Nordschleife
- Circuito de la Sierra
Dois percursos ótimos no qual costumo praticar o famoso "TrackDay".
Só não ajustes as suspensões porque não me identifiquei com os ajustes.
Desde já, agradeço por compartilhem com o próximo, uma questão que muitos têm dúvida e não se preocupam em "como vai ficar mais rápido o carro do outro jogador", e possibilita que todos possam usar o cálculo da planilha e aprender a ajustar cada um no seu gosto.
Obrigado pelo blog,
ResponderExcluirPode me ajudar com a afinação do carro IS350 GT300 Base Model '08 com limitação de 550CV, preciso muito de ajuda!!!
:)
BOA TARDE AMIGO !
ResponderExcluirNAS CORRIDAS RAPIDAS TODOS OS CARROS PARECEM VOAR E MINHA FXX NAO E PALHO PARA CARROS BEM INFERIORES TEM ALGUM SEGREDO NAS CONFIGURACOES QUE POSSA FAZER PARA TER UM CARRO COMPETITIVO ?
ATT: JOAO
Olá João, tudo bem?
ExcluirPuxa, a FXX é uma Ferrari e tanto, endiabrada, se errar na aceleração ela patina legal. Então minha sugestão é ajustares o LSD, diminuindo o valor deixas a roda uma pouco mais presa, evitando a patinada em baixa velocidade e alta rotação, que é quando aceleras pra sair das curvas. Eu sugiro esta combinação de Binários, 15, 10, 20. Se achares que ainda está patinando muito, então podes usar 10, 5, 15. Eu geralmente uso 15, 10, 20, assim não preciso me preocupar muito em controlar a aceleração.
Mas o segredo da FXX é justamente o controle de aceleração na saída das curvas. Ela tem 800CV então ela coloca toda esta potência na hora da aceleração e aí ela quer andar mesmo, portanto se não controlares a aceleração o carro patina e perdes tempo, isso quando não sais de lado e vai pra fora da pista.
Tudo é questão de costume, de calibrar a mão e acertar o tempo de acelerar e o quanto aceleras. É treino mesmo, não tem segredo.
Grande abraço.
Olá, você não tem algum video de como fazer certinho?
ResponderExcluirOlá, gostaria de começar agradecendo pelas dicas. Nunca consegui usar a tabela, sempre me perco em algum ponto, mas uso o que li aqui como base no ajuste das marchas e vou ajustando até achar um ponto em que me sinto confortável em pilotar. Mas meu grande problema agora está nos ajustes da suspensão. Teria como ajudar?
ResponderExcluirDesculpe a minha ignorância!!! Mais o que seria o binário máximo?
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