sábado, 6 de setembro de 2014

Comparando valores do GT6 com o GT5

Olá a todos, tudo bem?

Quando o GT6 foi lançado nos deparamos com algumas mudanças nos valores de ajustes dos carros, os valores da suspensão estavam diferentes, até mesmo o nome e a ordem deles mudou um pouco. 

Bem, antes tínhamos o idioma Português Portugal no GT5 e agora temos o Português Brasil no GT6, mas o idioma pouco importou porque o entendimento foi o mesmo porque as mudanças são mínimas e essas mínimas mudanças tem o mesmo sentido e compreensão.

Mas quando eu vejo no GT6 a suspensão com valores padrão diferentes do que eu via na suspensão do GT5 eu fico me perguntando... "E agora?".

Bem, eu ficava me perguntando... "E agora?". Hoje eu respondo... "E agora nada!", segue o baile, está tudo igual!

Ops! Como assim tudo igual? Antes na suspensão no GT5 tanto na frente como na traseira era 0 como padrão e agora aparece um outro valor diferente de zero!

Não se assuste com esses novos valores! O que mudou foi a referencial deles e não os valores em si.

Entendo a suspensão

No GT5 a suspensão padrão tanto Dianteira como Traseira era 0 : 0 e então tínhamos os valores Mínimo e Máximo pra ajustar.

Vamos a um exemplo

Analisando a Altura do veículo no GT6 (Ajusta da Altura do Solo no GT5)

O Audi R8 Race Car '01, no GT5, na Suspensão, no item [Ajuste da Altura do Solo (mm)] (Altura do Veículo no GT6) tem o valor  0 : 0 e podemos ajustar em -30 : 15, ou seja, podemos baixar no máximo 30mm e aumentar no máximo 15mm, ou seja, ou o carro fica -30mm mais baixo ou +15mm mais alto.

O que mudou no GT6

O mesmo carro no GT6 aparece com 80 : 80 como valores padrão na suspensão e podemos ajustar em 50 : 95.

Deduzindo

80 - 50 = 30
95 - 80 = 15

Logo, temos os mesmos 30 e 15 do intervalo do GT5. 

Então o que aparece agora no GT6 é a altura do veículo com relação ao solo, 80mm do chão, ou 8cm do chão e antes, no GT5 esse dado era desconhecido, sabíamos apenas o quanto poderíamos baixar ou aumentar, mas não sabíamos o quanto o carro estava distante do chão.

Trocando em Miúdos

Na verdade não mudou nada, apenas o referencial. Então se você tem algum ajuste de carro com os valores do GT5 é fácil ajustar para o GT6. Apenas tenha em mente agora te sabes a altura exata do carro em relação ao solo.

Vamos a outro exemplo:

Digamos que você tem os valores -5 : 0 na suspensão de um carro qualquer. Como ajustar agora para o GT6?

Vamos supor que no GT5 o valor mínimo é -30 e o máximo é 15. Pelo ajuste, vais precisar mexer somente na dianteira, -5.

Vamos supor agora que no GT6 a dianteira tem 80. Como ajustar a dianteira pra ficar igual ao ajuste do GT5, -5?

Basta você diminuir 5 dos 80, então ficará com 75 e seu ajuste no GT6 equivalente ao GT5 será 75 : 80

O que mais mudou?

Outros valores mudaram apenas a quantidade de dígitos e o incremento, mas os valores ainda são os mesmos. 

Por exemplo a Aerodinâmica do R8 Race Car '01

Antes era 55 : 80 e agora é 450 : 680, mas os intervalos são os mesmos, antes era 30 : 60 na frente e 50 : 85 atrás e agora é 300 : 600 na frente e 500 : 850 atrás.

Comparando os valores temos

30 - 300 : 60 : 600 
50 - 500 : 85 - 850. 

O ajuste na aerodinâmica está mais preciso no GT6 do que no GT5, pois o incremento no GT6 é menor que o incremento do GT5.

No entanto, alguns carros mudaram também os seus intervalos de ajustes, é o caso da McLaren F1 '94. Antes, na Suspensão, o intervalo de ajuste de solo era (convertendo já para os valores do GT6) 60 : 105 e agora é 50 : 105, ou seja, eu consigo baixar mais ainda o carro, baixar mais 10mm ou 1cm.

Não analisei todos os carros, nem sou retardado pra fazer isso. Analisei apenas 4 carros, o Fórmula GT, o R8, o Nascar 2011 do Jeff Gordon e a McLaren F1.

Elasticidade das Molas

Esses valores também mudaram, em alguns carros houve mudança nos intervalos mínimo e máximo.

Câmbio

Este não mudou nada, é exatamente o mesmo, tanto os valores padrão como os intervalos, mesmo fazendo as mudanças pra ajuste de marcha, é idêntico.

O único inconveniente é que agora, ao ajustar a relação final da marcha, última marcha, não sabemos a velocidade máxima final, então temos de ir analisando no gráfico e testando na pista.

Quadros comparativos

Veja abaixo algumas imagens dos quadros comparativos das análises que fiz.

Comparando valores do Nascar, Jeff Gordon 2011

Comparando valores da McLaren F1 '94

Comparando valores do R8 '01


Um grande abraço e até a próxima.

5 comentários:

  1. Oi Daniel, tudo bem?

    Obrigado por compartilhar essas informações! Eu já tinha observado algumas delas, mas Aerodinâmica, por exemplo, eu não tinha observado que os intervalos eram os mesmos. Parabéns pela postagem!

    Sei que seu tempo é curto e que os servidores da PSN/GT6 ainda não estão em condições ideais, mas tem alguma previsão de abrir alguma sala online para reunir os amigos do blog? Eu acho que corri só umas 2 vezes com você, mas me diverti bastante, corridas foram sensacionais, por isso a minha "cobrança". rsrs

    Um abraço e uma ótima semana!
    Raphael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raphael, tudo bem comigo, graças a Deus e espero que contigo também!

      Então, eu até pensei neste final de semana abrir a minha sala e convidar os amigos pra correr, trocar ideias, passar o tempo e o principal, conviver com os amigos e rir bastante. Mas não consegui. Minha casa tem ficado cheia nos finais de semana, ainda mais agora que o frio está passando e nos finais de semana, além de aquecer, tem feito dias bons, porque aqui no Sul o bicho pega no inverno. Depois, tinha uns quantos jogos na TV, Futsal, Basquete, todos contra a Argentina, imperdível. Tinha também o Vôlei, enfim, coisas que eu curto bastante quando os jogos são decisivos.

      Além disso, o Evandro também me pegou de jeito pra trocar umas ideias e bater um papo, então acabei entrando na sala dele pra ajudá-lo e não tive mais tempo pra abrir minha sala. E não estou culpando o Evandro! Apenas fazendo um relato.

      Mas começo a sentir saudades do convívio com os amigos e depois desta tua deixa, não dá pra esperar. Então já podemos deixar marcado pra esta sexta-feira pós 20h 30min e no sábado outro horário que pode ser mais cedo ou até mesmo mais tarde. Quem pode, entra na sexta e quem não pode entra no sábado ou até mesmo nos dois dias. Como a conta que mais carros é a GT6Daniell, será nesta conta que abrirei a sala.

      Até lá eu faço uma publicação, defino os carros, critérios etc. Se não for possível neste final de semana então marcamos pra outro.

      Não me atrevo a marcar durante a semana porque quando chega 22h já estou quase dormindo de pé. Acordo todos os dias às 6h e fico na função até 21h.

      Grande abraço Raphael.

      Excluir
  2. Olá Daniel, como vai ?

    Vou te perturbar mais uma vez, quando nos cadastramos no PS3, abrimos um usuário, colocamos um email e também uma senha e no meu caso, toda vez que acesso o PS3 entra automático.
    Como faz algum tempo que fiz o cadastro, esqueci o email e senha cadastrada.
    Pergunta: será que como descobrir o email cadastrado e senha ?

    Abraço

    Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco, tudo bem?

      Até tem e vai depender de sorte. Geralmente fica registrado na memória do PS3 os teus dados quando inicias a sessão. Mas isso se tu marcas pra ele memorizar esses dados, que creio ser o teu caso, porque relatas que inicias a sessão na PSN assim que fazes o início de sessão no PS3.

      Então como ele tem esses dados memorizados, pelo menos o e-mail tens como descobrir. Já a senha não tem como pelo método que vou te dizer.

      Então, pra descobrir o e-mail:
      Inicia a sessão no PS3 com o teu usuário e em seguida vai pro Menu PSN que fica mais à direita na tela e vais ver que a sessão está sendo iniciada.
      Clica ali no início de sessão e em seguida pressiona o botão [O] pra cancelar o início de sessão. Vais então ver qual o e-mail deste usuário.

      Mas não vais ver a senha porque está tudo em [*] (asteriscos) e não tem como saber mesmo.

      Agora que já sabes o e-mail, clica em iniciar a sessão e deixa ele fazer o resto e tudo volta ao normal, ou seja, iniciando a sessão automaticamente.

      Lembre-se de certificar-te que as opção de memorizar e-mail e senha estejam marcados.

      Agora, pra saber a senha:
      Saber, creio que não tenha como. Não lembro se a PSN pede alguma dica pra lembrar a senha. Mas tens a opção de mudar a senha, então terás de fazer isso pelo gerenciamento da conta no PS3 ou pelo site da PSN.

      E, como dica, anota esses dados em algum lugar seguro!

      Grande abraço e boa sorte por ai.

      Excluir
    2. Olá Daniel,

      Opa! deu certo, consegui ver o e-mail e a senha eu imaginava, e agora anotei em lugar seguro.

      Grande abraço

      Excluir