terça-feira, 6 de maio de 2014

Evento On-line Final do GT5

Olá a todos, tudo bem?

Neste último feriadão, juntou-se uma turma na minha casa e fizeram uma rodada de jogos on-line, meus filhos, sobrinhos, irmãos, primos, enfim, tinha mais de 15 pessoas disputando os 4 PS3 que foram instalados na sala. No domingo, já madrugada, reorganizando minha sala, vi o GT5 sobre a mesa e bateu aquela saudade do jogo e acabei entrando pra ver como andavam as coisas com ele e percebi que havia um desafio on-line final pra fazer o encerramento das funções on-line do GT5 chamado de Evento On-line Final do GT5.

Entrei nos Eventos Sazonais e lá estavam os dois desafios de contra-relógio do evento, um com o Mazda Roadster em Top Gear e o outro com o Nissan GT-R N24 Schulze em, advinha onde! Será que dá pra adivinhar onde é este segundo desafio? Qual a pista! Uma única dica, o tempo pra ouro é 8:45.000. Agora ficou fácil saber onde é, não é mesmo.

Uma pista que é tortura pra muita gente, mas que depois que se pega o jeito com ela, é sensacional correr lá.

Serão dados 5 carros pra serem usados no GT6. Isso mesmo, você corre no GT5 e ganha carro no GT6. Eu já fiz em uma das minhas contas, uma das poucas que ainda tinha os dados do jogo armazenado no PS3, mas não jogo com esta conta no GT6, então não ganharei nada por enquanto. Farei nas minhas IDs que atualmente uso no GT6, mas terei de trazer os dados de volta pro PS3 pra poder fazer os desafios.

Os carros são esses:

Abarth Grande Punto ‘09

Renault Sport Megane R.S. Trophy ‘11
Nissan Fairlady Z (Z34) ‘08
Tesla Motors Model S Signature Performance ‘12
Subaru S206 NBR Challenge Package ‘12 

Está muito legal e confesso que foi muito bacana voltar a correr no GT5. Deu uma saudade danada de todas as histórias que vivenciei com este jogo, como se fosse um filme, trazendo lembranças dos amigos que conquistei, das corridas on-line que promovi, das experiências compartilhadas com os amigos do Blog, do rotina diária de envios de bilhetes e itens do jogo, foi meio nostálgico voltar ao GT5, porque não temos mais essas funções no GT6 e todo este convívio se perdeu e muito.

Mas é assim mesmo, as coisas mudam e temos de nos adaptar a elas. Creio que após o encerramento das funções on-line do GT5 algumas no GT6 serão ativadas, como Comunidade e quem sabe possamos novamente compartilhar itens e carros no GT6 como fazíamos no GT5. É um desejo meu, vamos aguardar pra ver o acontece.

Veja a íntegra do comunicado do desafio final no site oficial do Gran Turismo no endereço abaixo.

http://www.gran-turismo.com/br/news/00_8806688.html

O evento ficará aberto até o dia 30 de maio, dia de encerramento das funções on-line do GT5.

Um grande abraço a todos.

20 comentários:

  1. Bom retorno (ainda que temporario) meu amigo Daniel ao velho gt5, onde os sazonais ainda são bem emocionantes(nada daquele marasmo de super volta do carro tal)que tal f2007 em grand Halley ou NASCAR em nur?o desafio ainda é o mesmo meu brother!e infelizmente esta chegando a hora do canto do cisne pra esse que e um dos melhores da serie,e a evolução já esta na estrada há mais de seis meses e não me empolgou tanto ainda quanto o bom e difícil gt5 meu amigo,vou jogar muito esse jogo,mesmo no offline,testar alguns carros que ainda não pus a mão, etc...
    A você amigo deixo um grande abraço, e espero encontra-lo no gt6 para uma corrida online se seu curto tempo permitir,valeu por tudo do gt5 amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Régis, tudo bem?

      Ontem quando eu estava fazendo o Evento Final vi que estavas on-line e jogando GT5 também. No domingo quando entrei no GT5 e fui nos sazonais eu dei uma olhada nos eventos disponíveis, nos prêmios, nas pistas, e vi que tinha a F2007 como prêmio. Muito legal mesmo, até deu vontade de fazer um o outro sazonal. Meu problema no momento é tempo; entro no jogo; me empolgo; o tempo passa; acabo deixando de fazer outras coisas porque não percebo o tempo passar e depois tenho de acelerar as coisas pra poder dar conta de tudo. Enfim, os eventos sazonais do GT5 estão muito legais mesmo.

      Mas creio Régis, que os dias monótonos do GT6 estão contados. Acredito que depois de encerradas as funções on-line do GT5 começam as funções on-line do GT6 como Comunidade e então teremos a parceria que temos no GT5 no GT6 também e daí teremos um jogo mais empolgante. Sem contar com os desafios do Senna que estão chegando agora em meados de maio, conforme anunciado no site do Gran Turismo. Aliás, está bem legal a seção Triunfo a Ayrton Senna no site, vale muito dar uma olhada no vídeo que prepararam sobre a Fundação Ayrton Senna. Se ainda não olhastes, recomendo. Entrando no site do Gran Turismo, verás a Lotus que vamos pilotar, a preta que ele iniciou a carreira.

      Então Régis, é aguardar que novas emoções vêm por ai. Eu até dou um desconto pro GT6 neste momento, porque todos nós queríamos um jogo novo, o GT5 já estava há 3 anos no ar e nada de uma nova versão, então resolveram lançar o que tinham pronto e optaram por ir largando novos recursos com o decorrer do tempo, desta forma, passam mais 3 anos sem pensar em lançar uma nova versão e os fãs não ficam cobrando tanto.

      É assim mesmo, com o GT5 não foi diferente, Jogávamos o GT4 e queríamos uma versão pra PS3 e lançaram GT HD e depois o Prologue pra depois então lançarem de fato o GT5.

      O problema é que com o GT6 não conseguiram o mesmo "tchã" do GT5! Fazer o que!

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Ola Daniel,
    Tudo bem?
    Uma dúvida, lá no site cujo link vc disponibilizou, diz que basta participar do evento para ter direito aos 5 carros no gt6. Então ficou a dúvida: eu não preciso fazer ouro, prata ou bronze, e, mesmo assim, ganharei os carros?
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, tudo bem?

      Meu entendimento é que conseguindo qualquer um dos tempos em um dos eventos já se ganha os carros, ou seja, se fizeres apenas o primeiro desafio em Top Gear e conseguires pelo menos o bronze já ganharás os carros, é o que entendo da mensagem publicada no site e nas notícias no jogo.

      Mas, por via das dúvidas, eu acabei fazendo os dois e conquistando o outro nos dois. Nürburgring é que dá mais trabalho e que exige bem mais atenção e paciência também, mas quando se acerta é muito legal ver o tempo batido.

      Em duas contas eu já fiz o desafio. Numa já tenho ouro nos dois, em outra ainda falta tirar um segundo e meio em Núrburgring pra fazer os 8:45. Quero ver se no final de semana eu consigo terminar nesta conta e fazer na que falta.

      Tenho feito os desafios com todos os assistentes desligados e ABS em 1.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. olaaa daniel , é o carlos , tudo bem ?,,, poxa daniel eu fiz ouro nas duas pistas e não ganhei nada , nem troféu , nem o tempo foi registrado ,, fiz trez vezes e nada,, fiz o tempo do bronze e nada ,, fiz de prata e nada fiz ouro e nada nem sequer ficou registrado ,, porque ,, sera que to fazendo algo errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, tudo bem?

      Quanto a não ganhares nada, não está totalmente errado. Na verdade vais ganhar os carros somente em junho. Terás todo maio pra tentar os tempos e somente em junho quando entrares no GT6 é que vais ganhar os carros.

      Quanto a não teres os tempos registrados, acredito que na hora em que fizestes os tempos não estavas conectado à PSN. Isso de vez em quando acontece comigo, estou no sazonal, correndo, e vem a mensagem que minha conexão caiu. Quando isso acontece, dou uma pausa na corrida, vou no Menu do PS3 e faço o início de sessão novamente, assim eu posso registrar meus tempos. Creio que tenha sido isso o que aconteceu por ai.

      Sugiro que refaças os tempos novamente. Pela mensagem nas notícias, qualquer um dos tempos em uma das etapas já é suficiente pra ganhar os carros, então refaz pelo menos em uma das etapas novamente.

      De qualquer forma, não receberás agora os carros, somente mais tarde. O que recebes agora ao fazer ouro nas duas etapas é o Bilhete de Carro 1000, este sim recebes agora e no GT5, os outros 5 carros de bônus somente depois e no GT6.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. valeuuuuu daniel,, vou fazer isso ,, muitoooo obrigadooooo amigão ,, abraços

      Excluir
  4. Valeu pela explicação Daniel. Já tava ficando louco de procurar os carros na garagem do GT6.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, também tive a mesma experiência saudosista com o GT5 nos últimos dias.
    Percebi que a jogabilidade não mudou tanto quanto eu imaginava do GT5 pro GT6.

    • Acho que o principal foi a sensação de rolagem lateral, que ficou mais evidente no GT6. Mas quem quiser ainda dá pra ter ainda muitas horas ótimas de jogo no GT5.

    • Espero que os sazonais continuem lá mesmo depois de maio, porque pretendo completar todos os desafios que faltam.

    • É impressionante como o GT6 é mão de vaca, né? Em poucas corridas, mesmo sem bônus de login, ganhei 7 milhões, facinho. No GT6, eu gasto mais pra arrumar os carros do que ganho de prêmios, mesmo com bônus de login.

    • Não sei quanto aos outros leitores, mas comigo aconteceu algo estranho: peguei ouro nas duas etapas do desafio final (Top Gear Test Track com o Mazda e Nürburgring Nordschleife com o GT-R), mas nadinha aconteceu no GT6. Já desloguei e loguei dos dois jogos, esperei uns dias, mas nada aconteceu. E olha que só tenho uma conta. Alguém tem alguma pista do que pode ter acontecido? Será que eles só vão distribuir os carros no final de maio, quando migrarem os servidores?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, a pista é Nürburgring inteira, não só a Nordschleife... O que é ainda pior, porque aumenta a chance de a gente cometer um errinho e xingar tudo e todos. Haja controle mental pra fazer esse ouro! Até porque as pistas são diferentes, a de F-1 é larga e plana, a Nordschleife é estreitíssima e cheia de relevos e curvas cegas. Tem que decorar direitinho e exercitar bastante pra chegar ao ouro. Geralmente eu tento chegar no tempo do melhor colega (nesse caso o lamiranda, acho, com 8:39), mas nesse caso vou deixar quieto. Fiz 8:44.01, o suficiente pra pegar o ouro, e já tô satisfeito. hehehehe

      Outra coisa: É uma pena que muitas pistas do GT5 não estão no GT6. A Top Gear Test Track é um bom exemplo. Que pista gostosa de correr. Uma pena. Tomara que updates tragam essas pistas aos poucos.

      Agora que li o que você escreveu sobre o prêmio só chegar em junho. Ainda bem. =o) Abraço!

      Excluir
    2. E aí tchê, tudo bem?

      Então já sabes que não há nada de errado em não receberes ainda os carros, isso vai acontecer somente em junho, como vistes na minha resposta mais acima ao Carlos.

      Já quanto as Sazonais do GT5 sugiro que tentes fazê-los agora enquanto maio não termina, porque depois eles vão desaparecer do GT5, não só os sazonais mas também a Sala On-line e Comunidade, Postais, Concessionária On-line e algumas funções que temos on-line no GT5, isso tudo vai desaparecer mesmo, voltaremos à idade da pedra no GT5.

      Creio que essas funções serão habilitadas no GT6 assim que forem encerradas no GT5. Estou apostando nisso. Vamos ver!

      Eu já fiz nas minhas 3 contas do GT6 o desafio final do GT5. Tenho outras contas de GT5 mas não estou jogando com elas no GT6, aliás, estão paradas mesmo, não estou mais utilizando, tenho somente guardados os dados do jogo dessas contas, nem mais estão na lista de início de sessão do PS3.

      Nas que fiz o desafio o que deu mais trabalho foi o segundo em Nürburgring. Mas deu trabalho somente somente na primeira conta que fiz, porque nas outras duas quando fui fazer não passei tanto trabalho quanto na primeira. Fiquei uns quantos dias sem jogar e foi o suficiente pra descalibrar a mão. Mas depois que pega o jeito de novo só vai. Meu melhor tempo foi 8:42 alguma coisa e já está de bom tamanho. Se usasse o volante poderia baixar mais um pouco mas também não tenho interesse em fazer isso nem tempo pra tal, então é como dissestes, basta fazer o tempo pra ouro e está tudo certo, o que interessa mesmo são os carros que vamos ganhar.

      E concordo plenamente que o GT6 virou o Scrooge da história, mão de vaca como dissestes, mesquinho até demais pro meu gosto. Poderia ser mais bondoso com os jogares. Muito trabalho pra pouca recompensa.

      Sem falar no GT Academy que está, em termos de desafios, o pior de todos eles até agora. Ainda tem mais dois desafios. Vamos ver se melhora um pouco mais.

      Que saudade dos GTs Academy que davam carros e eram uns quantos desafios!

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Eu fiz 1:41 baixo, daria para fazer em 1:38 alto, mas errei em uma curva e quase coloquei tudo a perder. Pista muio boa e desafio para gente grande. A pista que separa os homens dos meninos.

    ResponderExcluir
  7. Daniel. acho que o jogo ficou mão-de-vaca pq inventaram as micro-transações no GT6, infelizmente prática comum em outros tantos jogos...

    Não sei vcs da comunidade, mas eu jogo muitos outros estilos de jogos tb, e o tal "pague para vencer" não é muito bem aceito no geral.

    Menos mal que tudo se pode comprar apenas com a sua dedicação, mas mesmo assim, é duro demais acumular muitos créditos.

    Vc sabe pq não podemos "importar" nossa garagem de um GT para o outro? Uma vez li uma reportagem com os produtores em que eles falavam que seríamos donos dos carros... então quero minha garagem de volta!! rs

    Minha maior frustração com a migração de GT5 para o GT6 foi perder a Ferrari P4, e agora ter que acumular 20 milhões para tê-la de volta!!

    Isso é piorado com a mesquinhez em se ganhar os créditos!

    Fora isso, estou gostando do GT6, e ansioso pela Lotus preta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson, tudo bem?

      A Loja GT está lá mas não tem sentido algum, pelo menos por enquanto. Quando o GT6 foi lançado, havia uma falha no programa que permitia chegar aos 20.000.000 de forma rápida e gastar estes créditos de forma rápida também e adquirir novos 20.000.000 e se tivesse paciência daria até pra completar a garagem com todos os carros disponíveis quando do lançamento do GT6. Mas esta barbada durou pouco. Depois que veio a atualização 1.2 então não se pode mais fazer o esquema. Eu tinha aqui no Blog como fazer isso mas acabei tirando porque não tem mais como fazer. Então como tinha esta falha, os créditos da Loja GT perderam o sentido e continuam sem sentido, porque os valores dos créditos estão super bons em relação ao GT5 no modo off-line e quando chega o final de ano eles sempre aumentam bastante os créditos pra acumularmos "grana" pra comprar os carros que desejamos.

      Eu particularmente não compro nada de nenhum jogo. No meu entender, já pago bastante pelos jogos e é um absurdo ter de continuar pagando pra jogar. Olha o que é de coisa de retardado jogar Need for Speed e ainda ficar comprando os DLCs do jogo. A cada ano sai uma versão nova e pra usar carros maneiros tens de comprar os pacotes e não são baratos. Pra quem não tem mais o que fazer com o dinheiro que tem, até que isso não é um problema, é uma satisfação, porque tem grana pra gastar e isso não importa. Mas pra quem tem que suar pela grana que recebe, esta prática é insana e completamente descabida. No meu entender, DLCs não era pra existir. Mas como tem gente que compra, eles estão ai. Eu particularmente não compro e nunca comprei qualquer DLC de qualquer jogo. Mas isso é um pensamento meu e não tenho nada contra pra com aqueles que compram. Se eu tivesse dinheiro sobrando talvez eu até comprasse, mas mesmo assim, ainda creio que é pura sacanagem teres de comprar DLC pra ter os melhores itens do jogo. Desta forma, a desigualdade está colocada. Quem pode comprar, tem o DLC e tem vantagem, quem não pode não compra e fica em desvantagem. A vida é assim mesmo. Como é apenas um jogo, isso pouco importa, porque é pura ilusão achar que está em alguma vantagem real, a vantagem é apenas virtual.

      No GT6 ainda não temos DLC como temos no GT5, todos os carros estão disponíveis e todos podem comprar, inclusive os carros DLCs do GT5 estão todos nas concessionárias e isso torna as coisas mais equilibradas.

      Nas versões anteriores do GT até podias importar algumas licenças, alguns créditos, mas a partir da versão 5 não foi mais possível fazer isso. No GT5 tinhas a possibilidade de compartilhar carros, no GT6 ainda não tem isso, mas creio até que virá esta função em breve pela Comunidade que será liberada e creio que será liberada após o encerramento da função no GT5. Então terás de fazer uma nova garagem mesmo e não tem outro jeito.

      Nunca li sobre o que falastes de que a garagem seria nossa. Sempre soube que teríamos que "construir" nossas garagem novamente a cada versão. Nunca havia debatido sobre isso no Blog do GT5 e nem aqui no GT6. O que dizes, pra mim é novidade.

      O GT6 ainda irá melhorar muito. Creio que não avançou mais em função do GT5. Quando o GT5 sair do ar então as coisas começarão a melhorar e o jogo terá mais atrativos também.

      Aguardemos então! Grande abraço.

      Excluir
  8. Esqueci de perguntar também: vi em alguns sites que se ganham os carros usados nos eventos sazonais ao se conquistar ao menos o bronze neles... isso ainda é fato, ou foi pro tempo limitado?

    Vc tem algum tópico aqui auxiliando a configurar os karts?

    Eu sofro para adequar a cada corrida diferente! Em algumas eu aumento a velocidade final, em outras a aceleração, e por aí vai...

    Abs,
    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Robson, respondendo a esta pergunta...

      Na verdade, se ganha carros zeros. São carros da lista de usados, mas são zero km e são ganhos apenas com a conquista do ouro. Não conheço nenhum sazonal que dê carro em bronze ou prata no GT5.

      Já no GT6, alguns eventos, basta conquistares bronze pra ganhar o carro. É o caso dos carros Vision GT ou de carros especiais, como foi com o Hudson do Andretti ou a BMW M4 e esses sazonais ficam em torno de um mês disponível pra poderes adquirí-los. Hoje está disponível o Sazonal do BMW Vision. Pra ganhar este carro basta conquistares bronze no desafio. Mas podes comprá-lo também se tiveres Cr. 1.000.000.

      Nas licenças do GT5 ganhas carros nas 3 posições, bronze, prata e ouro. Já no GT6 ganhas apenas no Bronze ou prata e Ouro, ou seja, ganhas apenas dois carros se ganhares ouro e não 3 carros como no GT5. No GT5, quando conquistas bronze, ganhas um carro. Se fizeres outra hora e conquistares a prata, ganhas outro carro e se fizeres outra hora e conquistares ouro ganhas mais um, sendo 3 no total. No GT6, fazes o bronze e ganhas um carro, depois fazes a prata e não ganhas nada, apenas o troféu e se fizeres então o ouro daí sim ganhas outro carro, sendo 2 no total.

      A configuração do Kart é nova, veio com a última atualização, então ainda não corri de Kart com a possibilidade de ajustar o carro e não sei opinar sobre o assunto. Quando correr de Kart novamente então vejo as possibilidades e conforme for eu publico alguma coisa.

      Excluir
  9. Eu comecei a jogar o GT6 há duas semanas, e então eu devo ter perdido esse sazonal do Mario Andretti, pq não o vi por lá.

    Como sou muito "braço", e corro no dualshock3, poucas vezes conquisto o ouro nos sazonais, até por não gostar muito dos time-trials... preferia os eventos sazonais de corridas mesmo!

    No Vision GT eu ganhei dois carros: o Mercedes, que todo mundo ganha mesmo, e esse BMW Vision do sazonal que vc falou, que ganhei apenas com o bronze mesmo! A outra Mercedes tem que comprar por $2.000.000 mesmo, não?

    Vc usa o Nitro nas corridas? Eu vi que ele não acrescenta PPs nos carros, mas o fato de aumentar momentaneamente a velocidade/aceleração dos carros ajuda muito em ultrapassagens... ele me remete ao KERS, usada na F-1.

    Sempre achei difícil correr com kart, mas regulando no braço tem me ajudado um pouco... mas é duro descobrir a afinação ideal para cada evento.

    Obrigado pela ajuda,
    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Robson, tudo bem?

      O evento do Hudson foi logo após o lançamento do GT6. No mesmo período estava a M4 sem o interior detalhado, como está agora a BMW Vision, mas a M4 teve um novo evento pra ganhar a com interior detalhado que creio que acontecerá o mesmo com a Vision.

      Então tem que aproveitar os eventos mesmo quando eles aparecem. Mas caso não se consiga fazer, então tem a possibilidade de comprar esses carros porque eles aparecem nas concessionárias. Como dissestes que há duas semanas iniciastes a jogar GT6 então perdestes mesmo o evento do Hudson, mas poderás comprá-lo e perdestes também o evento da Vision Mercedes GT. Mas não esquente a cabeça com isso.

      Não uso Nitro nos carros. Ainda não comprei este item pra instalar e creio que nem farei isso porque até então não foi preciso pra eu vencer os desafios. Mesmo quando o desafio é difícil, procuro sempre usar o carro com o menos possível de peças instaladas, que é pra ter mais emoção mesmo. Usar um carro com o limite de PP acaba se tornando chato. Meus botões nem tem mais a opção de Nitro, possuem outras atribuições, teria que voltar à configuração original do controle ou mudar a atribuição de algum botão.

      Pra correr com os Karts o segredo está na aceleração, manter o Kart acelerado e controlar a freada. Se pisares fundo corres o risco de fazer o Kart girar, além de perder muita velocidade. Então nas curvas, na maioria delas, basta apenas desacelerar um pouco que já suficiente pra fazer a curva. Tem de calibrar bem a mão pra acertar esses dois fundamentos.

      Quando dá, corro com os carros exatamente como eles são originalmente, não instalo peças, não modifico valores, apenas pego o carro e entro na pista pra correr. Quando não dá pra vencer, então vou instalando peças, inicio pelos pneus, depois pela caixa de velocidade, depois suspensão, depois peças de motor e assim vou indo. Instalo pneus e vou correr de novo. Se vencer apenas com os pneus não faço mais nada, se não dá pra vencer então instalo a caixa de velocidade e assim vou correndo e vendo se é possível. Raras são as vezes que instalo peças de motor pra ganhar mais CVs e poder ganhar.

      Depois que se pega a "manha" pra correr não é tão necessário incrementar o carro. Quando acertamos o ponto de freada e a dose certa pra isso, já é meio caminho andado e quando acertamos a aceleração ou não na curva o restante o caminho já foi percorrido. Na reta só vai, o segredo está em frear no tempo certo e na dose certa. Aí está o grande desafio de correr no GT, calibrar a mão pra acelerar e frear.

      Grande abraço.

      Excluir
  10. Daniel,

    Me salvou, quase perco esse lance do GT5 para ganhar carros no GT6... Hoje mesmo irei reaquecer a mídia do GT5, faltam apenas dois dias... Foi por pouco...

    Também acredito que o GT6 ainda tem muito para aprender com seu irmão mais velho (GT5) no quesito de interação com os demais usuários. Ainda acho que o GT6 está "pelado" demais, mas aos poucos está melhorando e apoio as novas funcionalidades, principalmente as que deixam as coisas mais práticas para nós. Um velho inimigo, que é um atraso na vida ainda perdura: A troca de óleo! Ainda temos que sair da sala de jogo para a troca. Arghhh!

    Quero parabenizá-lo e agradecê-lo pelos serviços prestados com a continuidade deste blog.

    Abraço,

    Luís Ferreira
    PSN ID: lmsdaf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luís, não perca tempo! Está acabando!

      Estarei de plantão nos últimos minutos do GT5. Ficarei on-line pra ver como será o "fechar das cortinas" e o que acontecerá após o serviço ser encerrado. Irei me despedir deste grande amigo, parceiro que trouxe-me na sua carona muitos amigos, amizades, alegrias, diversões, enfim, e que vai deixar saudades porque entrará no anonimato à partir do dia 1º de junho, mas certamente estará na memória de seus aficcionados.

      Grande abraço.

      Excluir