sexta-feira, 21 de março de 2014

Aperfeiçoando o modo de correr no GT6

Nota
Seção [Sala on-line] criada pra ajuda no aperfeiçoamento no modo de correr no GT6.


Olá a todos, tudo bem?

Eu geralmente sei o que colocar no título da postagem, aliás, é a primeira coisa que faço, criar o título e procuro sempre colocar "uma busca" na qual quem está procurando encontre logo o assunto que procura e sem rodeios, então geralmente eu já tenho o assunto em mente e o título é algo natural. 

Mas hoje eu confesso que ainda não sei o que colocar no título da postagem porque na verdade não tratarei de um assunto específico do GT6, mas sim compartilharei um sentimento com vocês. Espero que ao final da minha escrita o título surja em minha mente e tenha algum significado com o tema que pretendo compartilhar.

Recebi ainda há pouco um e-mail de um amigo do Blog do GT5 e que me deixou extremamente pensativo e inquieto. Estou desacomodado, no bom sentido, com o que li e com o que sinto no momento. 

Não citarei o nome deste amigo por não haver necessidade e até mesmo pra preservar a privacidade dele, mas é um amigo que, como da primeira vez que entrou em contato comigo, abordou no e-mail um assunto parecido com o de hoje. Resumindo um pouco, ele ainda não avançou no jogo tanto quanto gostaria. Ainda tem muitas perguntas, muitas dúvidas.

E ele não está sozinho nesta. Recebo muitas perguntas e pedidos de ajuda sobre vários pontos do jogo, mas nenhum deles é tão campeão quanto o de ajustar um carro pra conseguir vencer em uma corrida, fazer a curva certa, acertar a freada, a aceleração, fazer o tempo pra ouro. Se eu tivesse no sangue a matemática que o Raphael Corrêa tem já teria encontrado a estatística para os números que podem ser encontrados nas mensagens que recebo. Então não tenho um porcentual pra dar a vocês, se bem que cairia bem nesta hora! Enfim.

Como este e-mail me deixou neste estado, inquieto, pensativo, aflito, angustiado, resolvi escrever porque assim vou encontrando respostas às minhas inquietações e vislumbrando caminhos para sair deste estado de espírito. Conforme escrevo as ideias se abrem e defino o que fazer pra resolver "o problema".

Tenho visto nos desafios que faço, que ainda tem muitos amigos da minha lista que não conseguiram alcançar o ouro nos desafios sazonais e nas licenças e portanto ainda não desfrutaram de alguns "benefícios" que o jogo traz, como por exemplo ter uma platina na sua coleção de troféus, não que isso seja importante, mas que é bacana, disso ninguém discorda. E isso acontecendo, quer dizer também que em outros desafios, como em eventos especiais, provavelmente também não tenham obtido os tempos pra ouro. 

Em determinado momento isso acaba desestimulando a continuidade no jogo, ou seja, chega uma hora que a paciência se esgota e o jogo fica largado de lado e a frustração pessoal toma conta. E as vezes não é por falta de vontade é por falta de habilidade mesmo porque não se consegue encontrar uma outra maneira de fazer as coisas e acaba sempre errando da mesma maneira e em situações diferentes.

Lembro-me de como eu corria no início da minha aventura no Gran Turismo, ainda na versão 1 correndo com carros mais rápidos e era uma "bateção" nas paredes que só vendo pra acreditar, não tinha uma curva sequer que eu não encontrava uma parede. Como não tinha ainda a milagrosa linha azul pra mostrar onde frear, eu sempre me passava do tempo de freada e aí já era, na maioria das vezes eu perdia. Aprendi a correr mesmo foi no GT5. Até então eu ia na marra, sempre correndo com os carros com todas as peças possíveis e com que a "grana" que tinha permitia comprar. Então mesmo errando acabava ganhando porque tinha mais carro. Foi assim até o GT4. Quando veio o GT5 então acabei percebendo que eu freava muito tempo depois do limite pra frear e segurar o carro e ainda fazer a curva. A linha azul foi um excepcional aprendizado pra mim. Depois que consegui encontrar o tempo de freada, precisei corrigir a própria freada e só me dei conta disso no GT5 e não somente a freada, a aceleração também e então as coisas começaram a mudar e comecei achar "que eu era o cara", porque não perdia mais nenhuma corrida e o mais espantoso sem mexer uma peça do carro, corria com ele na forma original e ainda ganhava com muitos segundos na frente, coisa impensável até o GT4. Mas meu pseudo "é o cara" acabou quando vi alguns tempos malucos e muito abaixo dos meus. Humildade nunca fez mal pra ninguém!

Enfim, minha jornada no Gran Turismo é longa e meu propósito neste momento não é contar a minha história e sim fazer com eu tenha a oportunidade de ajudar a construir outras histórias parecidas, de preferência, melhores que a minha.

Face a isso, tentarei fazer o seguinte

Não sei ao certo se conseguirei ter sucesso na minha investida, mas tentarei. Abrirei uma sala on-line para compartilhar minha maneira de correr, de frear, de acelerar, de fazer a curva, de buscar um traçado, como e porque faço um ajuste e outro no carro, o que levo em consideração pra deixar o carro mais controlável, como entendo as peças do carro, como entendo a maneira como elas funcionam, enfim, o que faço, como faço e principalmente porque faço os ajustes nos carros que uso pra correr. 

Embora pra mim, uma afinação no GT6 não seja necessária, não quer dizer que não faça a diferença para os outros. Minhas experiências com o jogo levaram-me a não precisar mais afinar os carros pra vencer as corridas e conquistar os tempos pra ouro e é justamente estas experiências que me disponho a compartilhar com aqueles que ainda não conquistaram as mesmas coisas que eu já conquistei no GT.

Então fica o convite

Se você está tendo dificuldade em conquistar os tempos pra ouro e deseja saber como eu faço então sinta-se à vontade pra entrar na minha sala porque irei compartilhar contigo o que sei. Não sou um especialista no assunto, apenas procuro entender como o jogo funciona e tirar o máximo proveito disso. Sabendo como isso ocorre, meio caminho já foi andado. Acertar o carro na pista, torna-se apenas um detalhe.

Algumas premissas da sala que pretendo abrir

Não é para...

competição
fazer o melhor tempo
ser o melhor corredor
se exibir e bancar o "tal"
incentivar corredores desagradáveis e idiotas
se achar o máximo

Mas é para...

amantes do jogo
pura diversão
aprendizado
compartilhamento
não se sentir o pior dos jogadores
ampliar os laços de amizade
crescer juntos
correr juntos
vencer juntos
conviver algumas horas com boas conversas e quem saber fazer novos amigos.

Enfim, se você entrar com as primeiras premissas, a do "não" estará no lugar errado e será convidado a se retirar e procurar outra sala. Mas se você se enquadrar nas segundas, no "mas" então estará na sala certa e será um privilégio estar contigo.

O que me vem a mente

Ajudá-los a

Vencer as licenças, ajudá-los a conquistar o ouro e a platina;
Vencer os Eventos Especiais em GoodWood e ganhar os carros ofertados
Vencer os Eventos Sazonais
Vencer as corridas mais "encrenqueiras" no Modo Carreira.

Creio, e tenho convicção disso, que depois de algumas vitórias as outras naturalmente virão e não será mais preciso a minha ajuda.

E pra isso minha abordagem inicial é treinar e treinar a pista, a freada, a aceleração, a curva, o controle do carro, independente se você tem um controle ou um volante, porque não tem outro jeito de aprender senão treinar e treinar, correr e correr e a cada vez corrigir os erros cometidos. Tentarei detectar onde estão errando e mostrar outros caminhos que ainda não descobriram pra acertar na pista.

Não tenho ainda uma data pra fazer isso, mas o mais provável será nos sábados e quem sabe já neste sábado e isso se houver interessados em entrar nesta jornada comigo.

Se houver interessados, levarei adiante, senão, apenas resolverei minha inquietação comigo mesmo.

Começaremos pelo "menos difícil" e depois migraremos para os mais difíceis. Então não espere eu começar com o Veyron em Ascari, porque precisaremos primeiro dominar algumas técnicas de direção antes de entrar no "inferno".

Compartilhe comigo o que mais te incomoda em não conquistar no GT6 e verei o que posso fazer por ti.

Usarei uma ID específica pra isso. Provavelmente habilite novamente uma ID existente e que não tenho usado mais em função de não jogar mais GT5. Mas divulgarei depois qual é.

Um grande e afetuoso abraço a todos os que acham que são corredores não tão bons como os demais.

****

E ainda não sei o que colocar no "título" desta publicação...
Bem, se não for o mais adequado, depois eu mudo, mas é o que me vem a mente...

26 comentários:

  1. Boa iniciativa Daniel, acho que ajudaria muito. Até porque estou agarrado na missão de corrida S-5 até hoje é tenho tentado passar, mas acredito que me falta atenção e treino. Portanto acredito que ajudaria muita gente..abraços.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, Bom Dia!!!

    Realmente acredito que ira ajudar bastante essa iniciativa, ate hoje estou tentando passar a Licença da Bugatti mas não consigo nem bronze, não consigo controlar o carro e quando consigo faço um tempo muito alto, e como o amigo acima falta atenção e treino.

    Um Abraço,
    Fabiano.

    ResponderExcluir
  3. bravo daniel! essa é uma situação que todos nos que amamos e jogamos gt desde o primeiro passamos não é mesmo ? me lembro das primeiras vezes que começei a frequentar tua sala estavam vc e o grande wagnnerlopez e eu era 2 a 3 segundos mais lentos que voçês e não entendia como podia isso , mas com o passar dos anos fui entendendo e aprendendo que não tinha muito segredo e só com muito treino e dedicação e acima de tudo muita paciência conseguiria melhorar,pois é acho que consegui melhorar um pouquinho.quero dizer que tambem estou a disposição pra ajudar qualquer amigo que precisar e pode contar comigo ok ?um grande abraço á todos e a voçê amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem quiser me adc fiquem a vontade meu id é paulo-omegatrom

      Excluir
    2. Olá Paulo, tudo bem?

      Guardo em minha memória uma das minhas melhores corridas on-line que já fiz. Categoria GT500, Nürburgring GT/F. Fizestes o melhor tempo para o Grid e fiquei 002 milésimos do teu tempo, ficando em segundo no Grid. Na primeira curva bateram em mim, fui para no muro e perdi umas quantas posições, fui pra 6 e estávamos em 10 na pista. Bem, fazer o que diante disso, sair da corrida? Que nada, "bora lá" correr. Tinha o desgaste dos pneus e combustível, então vamos andar na linha e tentar chegar. Fui chegando, chegando, passando um, passando outro, vendo o Matheus reclamar que tinha batido nele, o mesmo cara que tinha me jogado pra fora, fui correndo, chegando, já estava em terceiro quando vi na frente o "OMEGATROM" liderando a corrida. Comecei a ver minha distância a diminuir a cada parcial e isso foi como um impulso na motivação e comecei a apertar. Fui chegando, passei o segundo e comecei a encostar em ti, até que na nona volta estava no teu calcanhar. Na última volta tu já não tinha mais pneus e estava levando o carro no braço e eu definitivamente estava na tua sombra. Na subida da reta da chicane eu poderia ter te passado e assumido a liderança e ter vencido a corrida, mas optei por não ultrapassá-lo. Lembro até do Matheus ter me dito, Daniel é agora! E respondi a ela, deixa assim...

      Passamos a chicane e depois da última curva, após ela, tu tirastes o pé e me deixastes passar, mas optei por bater na tua traseira e fazer passares a linha como vencedor.

      Fomos, e somos, camaradas do peito. Colocamos em prática que "mais vale perder uma corrida, do que perder um amigo".

      Aprendemos muito correndo on-line com outros jogadores, porque existe a disputa de fato, são pessoas correndo e não máquinas e isso por si só já é sensacional, mas só vale a pena quando há parceria, porque do contrário, é puro lixo.

      Enfim, se estiveres mesmo disposto a ajudar, será muito bem-vinda a tua colaboração. Vamos ver no que vai dar e então eu tento organizar salas pra isso.

      Grande abraço Paulo.

      Excluir
    3. ha ha ha , foi exatamente assim mesmo daniel ,me lembro de exatamente todas corridas que fiz em sua compania em sua sala e vou ser sincero não me lembro de uma unica corrida ruim até em umas 2 que houve desentendimento com amigos no calor da disputa foram muito boas.obs: um recado pra quem é novato no granturismo não desanimem não, por voçês estarão perdendo o game mais fantástico e apaixonante que existe no começo é meio chato e dificil mesmo mas depois que voçê aprende nunca mais quer largar não é mesmo daniel? grande abraço brother.

      Excluir
  4. Daniel, boa noite!

    Amei sua iniciativa! Estou achando o GT6 muito chato com esses eternos contra relógio. Nunca fiz contra relógio no GT5 porque não sou rápida o suficiente para conseguir aqueles tempos mirabolantes.

    Se você me permitir, gostaria de participar. Até hoje não consegui ouro nas licenças S. Já pedi ajuda ao Diogo, mas o que ele conseguiu foi bronze e abrir pra mim a classe S. Esse Bugatti e essa pista Ascari são a treva! Em Good wood. O Red Bull é um desafio e tanto, só me falta ele para finalizar.

    Vejo muitos aqui no Blog dizendo que o GT 6 está muito fácil. Não sinto assim. Acho que os primeiros desafios eram realmente fáceis mas depois da Internacional A ficou muito difícil e os adversários muito mais agressivos.

    Os Sazonais inicias que davam carros como o BMW M4, o Hudson 1948 eram incentivadores. Os últimos são chatos nem dá vontade de fazer. Muito trabalho por pouco. Na vida real trabalhamos muito para ganhar pouco, na diversão não dá pra encarar.


    Enfim, Daniel gostaria muito de aprender com você como avançar no jogo. Afinal adoro GT. Embora não tenha muita habilidade, gosto de correr, de ganhar carros, de jogar como um todo. GT5 foi o melhor jogo de videogame que já joguei e esperava bem mais do GT6.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilda, tudo bem?

      Serás muito bem-vinda à minha sala. Vamos conquistar o que está faltando! Em breve divulgarei como farei pra abrir a sala.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Ola Daniel,

    Infelizmente não tenho me dedicado tanto as corridas esses meses , muitos estudos, mais gostei muito dessa iniciativa. Sou do grupo que não faz mudanças mirabolantes no carro , claro já corri bastante e hoje me sinto mais seguro no jogo , só acertos simples ao meu estilo de correr, mas não esqueço que o o seu blog e outros amigos online me ajudaram muito nessa evolução , por isso vendo o seu post , decidi que quando puder estarei por ai para tentar ajudar o pessoal a conseguir atingir os seus objetivos no game.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniel e amigos, tudo bem?

    Excelente iniciativa Daniel! Assim como o Gustavo e o Paulo, eu também estou a disposição para ajudar qualquer pessoa que tenha alguma dificuldade no game.

    Estou longe de ser um especialista em GT, faço poucas alterações no carro e as que faço foram através das dicas do Daniel postadas na seção [Afinação de Carro GT5] no blog de GT5, que são todas excelentes, pois os carros quase sempre ficam menos "nervosos" e, consequentemente, mais fáceis de conduzir.

    Eu também passei por muitas dificuldades no início do GT5 e sei que chega um momento que dá vontade de desistir de um evento ou sazonal. Por exemplo, eu mesmo desisti de alguns sazonais no GT5; as minhas licenças no GT5 não estão com 100% ouro; o desafio do Vettel no GT5 nem preciso dizer que estou longe de completar tudo com ouro. Por outro lado, eu não me sinto melhor nem pior que ninguém, pois sei que se eu me dedicar e treinar uma hora eu consigo, mas ai vejo que não vale a pena, pois isso pode acabar transformando a "diversão" em "obrigação". Enfim...

    Sobre o GT6, eu não sou da turma que acha que está muito fácil. A minha impressão é que o GT6 está menos difícil que o GT5, agora fácil não está. Eu tive uma certa "facilidade" no GT6, pois "ralei" bastante no GT5. Já consegui completar todos os desafios, corridas, campeonatos do GT6, exceto os de Drift, pois não vejo muita graça, além de me dar um pouco de tonteira e enjoo.

    O meu segredo para conseguir vencer? Infelizmente, é treino mesmo... mas o diferencial é conseguir dosar bem a frenagem na hora de entrar na curva e depois a aceleração para sair dela, essa sempre foi minha maior dificuldade, que hoje estou conseguindo contornar.

    Esse controle frenagem/aceleração é difícil, ainda mais pra que joga com controle e é ampliado para quem acelera com "Xis" e freia com o "Quadrado", que é o meu caso (rsrsrs), mas com o tempo fui dosando a pressão nos botões e hoje consigo frear, acelerar, em 25%, 50% e 75%, o que ajuda muito para fazer uma curva sem derrapar.

    Enfim, quem precisar de alguma ajuda para vencer determinado evento pode contar comigo, minha ID é RS_CORREA.

    Daniel, você disse no texto que em determinado momento você se sentiu "o cara" no GT5, mas que depois percebeu que o "título" não o pertencia mais. Quem disse que não em? Pode ter a certeza, que pra mim e para muitos outros amigos do blog, você continua e sempre será "O CARA".

    Abraço amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raphael, tudo bem?

      Aceito a ajuda sim. Verei como organizar isso e então combinamos.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  7. Eu não sou um dos melhores, mas posso passar dicas para quem estiver precisando. Se quiserem me adicionar fiquem a vontade. Costumo jogar depois das 23:00hs.
    robson_sousa
    Tenho você adicionado Raphael Corrêa, e é um tanto excitante competir com seus tempos nos eventos sazonais. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Ola Daniel boa noite, eu vou precisar fazer varias aulas, espero que os horários coincidam.

    Para mim falta toda a licença S que tenho ou bronze ou prata e também falta o red bull no GoodWood Speed, as provas de KArt as provas de Red bull, a lunar ....

    Falta muita coisa ainda

    Abraços

    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?

      Tem bastante ouro ainda pra conquistar mas também temos bastante tempo pela frente. Dentro do possível vamos ver um por um.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Ola Daniel boa tarde, por aqui tudo bem espero que por ai tambem.

      Sim tenho muito ainda a conquistar mais não to com pressa ou animo para tentar o que tentei muito nem sei te falar quantas vezes ja foi em Good Wood esta prova ja tentei muitas vezes, preciso ainda fazer muitas provas primeiro para depois me empenhar em conseguir estas provas que faltam ouro.

      Abraços boa semana.

      Excluir
  9. Daniel, boa tarde!

    Muito legal a sua iniciativa, sou um daqueles que acredita que a troca de experiências entre as pessoas é a melhor forma de ajudar uns aos outros, parabéns! Pode contar comigo no que precisar...

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Qdo eu tiver tempo leio os comentários e compartilho minhas impressões. Mas desde já, achei genial!!!

    ResponderExcluir
  11. Genial, Daniel!!!
    Tenho interesse sim.
    Estou voltando a ativa depois de afastado por conta de estudos.
    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela iniciativa. Em vários desafios eu só consegui ouro porque tinha um amigo que conseguiu antes e então, em vez de tentar descobrir o melhor traçado, me preocupava em seguir a linha feita por ele. Assim consegui completar alguns desafios, provando que seguir um bom amigo é um bom passo para aprender a controlar os carros.
    Estou um pouco afastado do GT6, pois minha filha tomou o PS3 para ver Netflix, mas sempre que posso: volante no meio da sala, patrôa xingando e vamos que vamos.
    Agora, quanto aos tempos milagrosos, tem gente muito boa, mas já tem gente sendo banida por alterar as configurações de jogo (igual faziam no GT5), então não se pode basear nesses tempos, até porque, no r-factor existem jogadores que jogam com equipes de 6 pessoas para encontrar o melhor acerto do carro.
    enfim, meu objetivo agora é aprender a fazer corridas on-line. A gente vai lá, escolhe o melhor carro da garagem, faz um acerto legal e, vem um cara com um carro inferior e consegue fazer tempos de cerca de 1s menor por volta! Além do que, tenho que aprender a frear antes para não bater, pois tenho o costume de frear forte, no início da curva.
    Resumo: Daniel, Parabéns! Se houver algo que eu possa ajudar, pode pedir.

    ResponderExcluir
  13. Olá a todos, tudo bem?

    Alguns comentários não respondi como resposta minha, mas faço aqui agora em contemplo a todos.

    Já fiz duas tentativas de abrir minha sala e não consegui, nem sequer entrar na sala minha própria sala e quando consigo sou desconectado dela. Pode um negócio desses, eu ser desconectado da minha própria sala! E olha que estou só eu na sala.

    A Gilda tentou várias vezes entrar na minha sala e não conseguiu. Depois que anunciei que abriria a sala, consegui um única vez abrir a sala e correr e mesmo assim deu um trabalhão danado pra manter a sala no ar.

    Creio que isso só irá se resolver depois que os recursos on-line do GT5 forem desativados, que será no final de abril agora.

    Então não farei novas tentativas até lá porque serão desnecessárias, pois desde então não tenho conseguido atender aos amigos. O Evandro está tentando entrar na minha sala também e não estou podendo ajudá-lo.

    Então aguardarei o fim dos serviços on-line do GT5 pra fazer novas tentativas. Depois disso, volto a fazer a abertura da minha sala e poderemos treinar juntos e correr também.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria muito de participar destes treinos e alguns daqui já fazem parte da minha lista de amigos na PSN...GALERA DO BEM!

    ResponderExcluir
  15. quando ira abrir a sala novamente??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fritz, tudo bem?

      Meu tempo anda curto pra diversão, quase não tenho ligado o PS3. Mas assim que os serviços on-line do GT5 forem desativados tentarei abrir novamente a sala.

      Dia 30 de maio serão encerradas as funções on-line do GT5, então dia 1 de junho já farei uma nova tentativa e a partir daí se tudo correr bem voltarei a abrir minha sala nos finais de semana.

      Grande abraço.

      Excluir
  16. Sempre "brinquei" com a série GT, desde o GT2, mas nunca levei a sério. Não tenho noções de técnicas de pilotagem mas gosto de correr pra me divertir. Quem quiser me adicionar minha psnid - cingano
    Assim que a sala for criada entrarei para aprender um pouco

    ResponderExcluir
  17. Prezado daniel, fiz a volta no sazonal nurburgring com o carro laranja no qual o tempo ouro e 9:20.000. Completei em 9:19..... mas eu fico abismado nos tempos na casa dos 8:50.000!!!! Que mágica e essa????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, tudo bem?

      Não tem mágica agora, nem tão pouco adulteração do carro, porque não se pode mudar nele, então o que vale é a competência do piloto e tem alguns "malucos" por ai que andam mesmo.

      Já fiz este sazonal em duas contas, uma de cada filho. Numa delas usei o controle e fiz 9:16,245. Na outra conta fiz com o volante e fiz 9:05,311.

      Deves estar te perguntando... Mas como? Por que tanta diferença? E a resposta é simples... Volante. Quando corro com o volante eu controlo muito mais o carro e me arrisco mais também, forço mais nas curvas e minhas freadas são menores e mais precisas também. Com esta combinação e a pista longo acabo baixando uns quantos segundos na volta. Como é um carro que não tem tanta velocidade assim dá pra forçar bastante, mas de controle eu não tenho a mesma segurança e nem o carro se comporta da mesma maneira.

      Grande abraço.

      Excluir