sexta-feira, 14 de março de 2014

Evento Sazonal Super Volta do Mazda Eunos Roadster/MX-5/Miata

Olá a todos, tudo bem?

Compartilho com vocês minha volta no Evento Sazonal Super Volta do Mazda Eunos Rodaster/MX-5/Miata. Usei o Mazda Roadster RS (NC) '07. 

Eu já tinha este carro na minha garagem e ainda estou fazendo conta de cabeça do porquê eu tenho ele, qual corrida eu fiz que acabei usando este carro, enfim, quando pedi pra trocar de carro ele não apareceu, então fui na concessionária e ele estava marcado como "já adquirido". Então saí da concessionária e fui na garagem e lá estava ele, com duas alterações, uma vitória e 14Km percorridos, ou seja, usei uma única vez este carro e estava com 391PP, 167CV e 1.100Kg. Não apareceu na lista porque os pneus estavam esportivos duro e o evento exige normais suave.

Então fui ver como ele estava e vi que já tinha instalado nele a suspensão, o freio e a transmissão. Voltei ao padrão nessas peças e fui pra pista. Pensei em comprar um novo, mas como estava praticamente zero, com 14Km, ainda estava normal.

Com o Rodaster RS (NC) '07 original, fiz o tempo de 1:33,421 no Evento Sazonal Super Volta do Mazda Eunos Roadster/MX-5/Miata. Fiz 6 voltas até conseguir este tempo. Na quinta fiz 1:33,989, mas tinha errado na curva então fiz mais uma volta pra consertar e então fiz os 1:33,421.

Depois então escolhi a suspensão, freio e transmissão e voltei pra pista e fiz o tempo de 1:32,555. Não instalei nenhuma peça de afinação de motor, mas poderia instalar por exemplo o Kit Turbo Nível 1 pra chegar aos 410PP permitidos pelo evento, ele ficaria com 189CV, 22CV a mais que o original, que são 167CV, mas optei por correr com o Mazda exatamente como ele estava.

Se instalar o Kit Turbo certamente o tempo baixará mais ainda, mas meu objetivo não é fazer o melhor tempo e sim alcançar a meta do tempo pra ouro. Se eu tiver paciência de fazer em outra conta, talvez até instale o Kit pra ver o tempo que faço com ele turbinado, talvez...

Muitas curvas eu fiz apenas soltando a aceleração para o carro girar, assim não perco velocidade nas curvas e é mais rápido retomar a aceleração. Então teste suas habilidades fazendo as curvas menores sem freiar, apenas soltando a aceleração.

Fiz alguns ajustes na suspensão e baixei a velocidade final para 200km/h, haja vista, que no final da reta dos boxes eu cheguei no máximo a 170km/h até o ponto de freada.

As alterações estão na Folha (A) da planilha, que está atualizada com os novos eventos sazonais inseridos. Neste final de semana farei o terceiro evento sazonal, com o Clio RS e depois eu publico aqui também.

Abaixo os quadros de afinação do carro.


Ajuste da Suspensão do Mazda Roadster RS (NC) '07
Ajuste na transmissão - velocidade final em 200km/h
Minhas opções de direção estão com os assistente todos desligadas, a exceção do ABS que está em 1.

Um abraço, boa sorte e até a próxima.

4 comentários:

  1. Olá Daniel, como vai?

    Muito obrigado por compartilhar conosco suas experiências com os sazonais, com certeza vai ajudar muita gente.
    Eu particularmente não gosto dessa provas de tempo, apesar de não ter muitos problemas com elas, mas as corridas contra carros são mais divertidas, na minha humilde opinião!
    Valeu Daniel, hoje vou testar as configurações, um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, tudo bem?

      Eu curto mais as corrida contra outros carros também e agora os adversários estão mais agressivos, entram junto, te jogam de lado, te batem e "não querem sem saber", enfim, está até mais divertido.

      Mas os sazonais das super voltas tem o seu lado bom, eles fazem com que tu aperfeiçoes a maneira de jogar, correr, controlar o carro, faz com que tu desenvolva a habilidade de frear e acelerar no tempo e na dose certa. Então, olhando por este lado, os sazonais estão bem legais. Os tempos não são absurdos de serem conseguidos, exigem apenas concentração e calibragem da mão.

      Tenho feito os sazonais com o carro original justamente pra testar os limites do carro e saber como usá-lo de maneira normal, sem ajuda de peças adicionais e tenho gostado mais de correr com o carro assim do que com ele afinado. Faço das duas maneiras porque sei que nem todos conseguem fazer isso e as vezes acaba ficando frustrado se não encontra uma alternativa pra vencer os desafios.

      Tenho usado somente o controle, deixei meu volante de lado um pouco, até porque meu tempo está curto agora pra diversão e como a maioria corre de controle, apresentar os tempos com volante acabaria desestimulando um pouco aqueles que não possuem um volante e sabemos que com o volante a conversa é outra.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. OLa Dnaiel boa tarde,

      Estes dias não tenho jogado preciso entrar e fazer estes desafios.

      O que voce falou para o Roger ai a cima foi mais ou menos o que o Massa falou para o Kobayashi vir na reta com motor cheio e querer frear na placa de 50 metros não dá, não vai parar nunca.

      Concordo com vocês com relação as corridas contra carros, mais Daniel é bem como você falou, os adversarios estão chegando junto, ta parecendo Stock Car botam o carro mesmo e se vira para manter na pista.

      Excluir
    3. Daniel, Alex, tudo bem?

      Eu gosto das provas de tempo justamente pelo fato de se aprender sopre o comportamento do carro e de se chegar os limites do carro ou mesmo ultrapassá-los.

      O que acho cansativo é ter de se preocupar com afinação, e muitas das vezes não temos tempo para nos dedicarmos ao automobilismo virtual, no GT4 pastei um bocado, pois acreditava que era só instalar novas peças e pronto, mas vim a acordar quando cheguei na Driving Mission 11, onde você pilota um carro predefinido e totalmente original, você largava muito atrás e tinha uma certa quantidade de voltas para conseguir a liderança, ai era só tentativa e erro até acertar o traçado e pontos de frenagem e aceleração.

      As provas de tempos poderiam ser assim, com o carro original e o que teria de contra balanço seria o braço e pé, e se você consegue chegar original no limite imagina o que faz com ele afinado?

      Eu aprendi e venho aprendendo muitas coisa novas jogando GT, inclusive estou reaprendendo a pilotar com o Volante, mas hoje eu só estou no nível que estou devido a um jogo onde o seu adversário é o tempo, e é a categoria do automobilismo que mais gosto, o jogo é o WRC Rally Evolved para PS2, depois de jogar muito esse jogo, percebi ao jogar GT4, que, resultados que demorava a obter estava conseguindo com mais facilidade, mas o mais notório foi conduzir os carros nas pistas de terra do GT4.

      Enfim, o que quero dizer com tudo isso é que as provas de tempos são ótimas, mas devido a falta de tempo e sem o conhecimento necessário essas provas acabam ficando chatas e cansativa pois somos muito imediatistas, esse é o "X" da questão.

      Por fim, os adversários no GT6 não querem saber de facilitar nossa vida, como era no GT4, era só embicar por dentro que o cara abria na curva e você passava todo fanfarrão, não fique esperto com o carro adversário pra ver só no que vai dar, em uma das minha ultimas provas no GT6 perdi um prova à poucas curvas de reta dos boxes na ultima volta por um descuido, já tinha ultrapassado o meliante e nas curvas ele encostava etá a hora em que e ganhei na retomada, mas na hora de posicionar o carro no traçado da curva o safado nã deu brecha e me deu um belo empurrãozinho na quina da lateral com a traseira, não teve nem o que fazer, redei bonito.

      Acho que falei demais, mas foi necessário.

      Daniel Parabéns mais uma vez meu amigo, você vem fazendo um trabalho muito bom com o sazonais, vai poupar um bom tempo de muito jogadores, inclusive o meu.

      Um grande abraço Daniel e Alex, até a próxima.

      Rogério (M. Roger)

      Excluir