quinta-feira, 13 de março de 2014

Evento Sazonal Super Volta do Tesla Motors Tesla Roadster '08

Olá a todos, tudo bem?

Ao contrário dos outros sazonais, no Evento Sazonal Super Volta do Tesla Motors Tesla Roadster '08 eu acabei fazendo a volta no mesmo dia em que abriu o evento e com isso você terá mais tempo pra testar o carro e conseguir o tempo pra ouro.

Como de costume, primeiro fiz a volta com o carro original e depois então fiz algumas alterações pra tentar melhorar o tempo.

Com o carro na forma original meu tempo foi de 1:06,370, quando a meta é de 1:07,000 pra ouro. Se você não desejar gastar os créditos, poderá fazer a volta com o carro sem modificações. Não está difícil, precisas apenas controlar a aceleração na curva para o carro não rodar. 

Pra fazer as curvas, freie no máximo até 90% e solte e deixe o carro fazer a curva sozinho, sem acelerar e frear. Confie que o carro vai fazer o giro, os pneus ajudam muito neste processo e o carro está originalmente configurado pra que isso aconteça. Você só precisa controlar a direção e neste ponto, tens de calibrar bem a mão pra não deixar o controle escapar. Se conseguir deixar a direção um pouco virada vais conseguir fazer a curva e sair dela com aceleração.

Minhas opções de direção estão com os assistentes desligados, a exceção do ABS em 1. Os demais todos desligados. Com o carro nessas condições, original, eu acabo usando o ajuste de tração durante a corrida. Quando não estou nas curvas, estou com a tração em zero e quando vou entrar na curva, antes, ajusto o controle de tração pra 1, apenas pra não correr o risco de acelerar demais e perder o controle do carro.

Se você não sabe como fazer isso durante a corrida é porque você não tem essas opções habilitadas. Então siga o passo a passo pra habilitar:

(Função RA) Menu

Pressione o botão [Star] e escolha [Opções]
Vá até [Controle sem fio] e escolha [Configurar controles (Jogador 1)]

Agora a escolha é pessoal de onde colocar as funções de assistência, ou seja, em qual botão atribuir a [(Função RA) Menu] e depois opções. Então vou dizer como eu faço.

Os botões estão na sequência como aparecem nas opções...

[Botão L2] - (Função RA) Ajustar -
[Botão R2] - (Função RA) Ajustar +
[Botão para cima] - (Função RA) Selecionar +
[Botão da Esquerda] - (Função RA) Menu
[Botão para baixo] - (Função RA) Selecionar -

Mas, como disse, é preferência de cada um. Escolha a combinação de botões que mais lhe agradar.

Usando a (Função RA) Menu

Quando estou correndo e quero ajustar os assistentes, pressiono o [Botão pra esquerda] e ativo o Menu, uso as setas pra cima e pra baixa pra escolher o assistentes e depois uso L2 e R2 pra ajustar o assistente.

Dando um exemplo de como corri no Evento Sazonal Super Volta do Tesla Motors Tesla Roadster '08.

No final da reta, antes de entrar na curva da reta dos boxes, ativo a tração pra e coloco em 1; faço a freada em 90% e solto; deixo o carro fazer a curva sem aceleração e quando o carro girar o suficiente eu retomo a aceleração em 80% e mantenho até o carro sair da curva; depois que saio da curva, volto a tração pra zero. No final da reta dos boxes volto pra 1, freio, deixo o carro fazer a curva, retomo a aceleração deixo a tração em 1 ainda pra fazer as próximas curvas e fico assim até fazer a última curva antes de entrar na reta longa. Quando saio da curva e entro na reta coloco tração novamente em 0 e no final dela coloco novamente pra 1.

Pode parecer complicado, mas não é. Depois que se pega o hábito de ajustar a tração, só vai e isso dá alguns milésimos de diferença em cada volta.

Faço o mesmo processo com o carro afinado, mas nem tanto, porque já ajusto o carro pra não ter de me preocupar com tração e derrapagem.

Depois de fazer a volta com o carro na forma original, instalei todos os kit de redução de peso, todos mesmo, kit de suspensão e LSD. Os ajustes na suspensão e LSD você encontra na imagem mais abaixo.

Meu tempo com o Tesla afinado foi de 1:04,404.

Abaixo a configuração do carro. Não tem como instalar peças de motor no carro. Pode-se apenas instalar os kit de redução de peso, então instale todos possíveis, que não verdade, todos estão disponíveis.

Veja abaixo o quadro extraído da planilha de carros.

Todas as modificações feitas estão representadas nestes dois quadros

Um grande abraço e até a próxima publicação sobre os outros dois eventos.

2 comentários:

  1. Oi Daniel, tudo bem?

    Achei muito legal você postar dicas sobre os eventos sazonais, pois são sempre de grande valia. É sempre legal visitar seu blog e ler as informações sobre o evento postadas por você. Parabéns.

    Sobre este evento sazonal, percebi sem querer que o pneu normal suave se dá melhor do que os pneus esportivos duros. Parece que o normal suave possui uma maior aderência ao piso molhado (40%). Se você tiver um tempo livre, faça um teste depois.

    Em relação a (Função RA) Menu, achei bacana você ter descrito como ativar esta função. Conheço muitos colegas de GT6 que ainda não conhecem essa função bastante útil e com certeza irá ajudar muita gente.

    Falando nisso, não se você já notou, mas correndo no modo online, não é possível utilizar essa função Menu. Você já testou? Provavelmente, isto será resolvido numa próxima atualização, vamos aguardar!

    Abraços!

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    1. Oi Raphael, fazia tempo que não trocavamos uma ideia!

      Estou quase "saindo pelo ladrão" de tanto trabalho no Instituto, enfim...

      Creio que corri duas vezes apenas online, uma contigo, com o Lopes e demais e outra com o Elton e o Marcelinho e deu, não entrei mais no Lobby.

      Então eu não sei dessa de não poder usar a função. Vou dar uma olhada nisso e depois te digo alguma coisa. Mas se não tem em breve terá como já aconteceu com outros recursos, inclusive ele mesmo que até então não estava disponível. Fizeram pela metade, o que é uma pena, mas logo consertam.

      Grande abraço.

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